O Vale do Ave vai ser o palco da primeira edição da Taça de Portugal de Novas Energias, destinada a veículos puramente elétricos ou carregados através de uma célula de combustível a hidrogénio, anunciou hoje a organização.

Esta nova competição reservada a viaturas de série será disputada na variante de regularidade, com setores seletivos de rampa, rali e circuitos citadinos, nunca se solicitando o cumprimento de médias horárias superiores a 50 km/h.

A prova decorre nos dias 25, 26 e 27 de outubro e é organizada pelo Classic Clube de Portugal, que fez hoje a apresentação, em conferência de imprensa, realizada em Guimarães.

Orientada pelas denominadas 'energias limpas', e cumprindo todas as regras desportivas para este tipo de competições, a prova está limitada à participação de 20 equipas concorrentes, cuja inscrição será considerada por ordem de chegada.

Paulo Almeida, presidente da comissão organizadora da I Taça Portugal Novas Energias, vincou que esta competição pretende dar "passos firmes na descarbonização da mobilidade".

O presidente da organização da prova destacou, ainda, alguns dos momentos mais importantes desde o arranque em Guimarães, a cerimónia de Partida e da Rampa da Penha, a passagem pelas classificativas utilizadas na etapa portuguesa do Mundial de Ralis, como o "Confurco" e o salto de "Fafe-Lameirinha", passando, ainda, em Vila Nova de Famalicão onde terá lugar a "Electric Street Stage" noturna e em Vizela o "Circuito das Caldas de Vizela", acabando com a "Power Stage" e a cerimónia final do pódio, em Santo Tirso.

"A Taça de Portugal de Novas Energias alia a sensibilização para as questões ambientais ao desporto automóvel com veículos elétricos, assumindo assim um particular relevo numa altura em que a temática da preservação do ambiente e das energias não poluentes é cada vez mais premente", frisou, ainda, a organização.

Já o presidente da Associação de Municípios do Vale do Ave (AMAVE) e da Câmara Municipal de Fafe, Raul Cunha, destacou "a importância que a região tem no contexto da competição automobilística, tanto a nível nacional como internacional".

A prova, com um percurso total de 222,35 quilómetros, repartidos por cinco etapas, contará com 52,159 quilómetros disputados em 14 setores seletivos e percorrerá todos os cinco concelhos que integram a Associação de Municípios do Vale do Ave: Guimarães, Fafe, Vila Nova de Famalicão, Vizela e Santo Tirso.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.