Marta Paço é embaixadora da Semana Europeia do Desporto, que, em Portugal, terá a sua cerimónia de abertura oficial em Viana do Castelo já no próximo dia 23, antecedendo, assim, o início do 5º Outdoor Sports Euro’Meet, a maior conferência de desporto outdoor e de sustentabilidade da Europa.

Esta atleta do Surf Clube de Viana, com apenas 14 anos de idade, sagrou-se, ainda este ano e também em Viana do Castelo, a 1ª campeã europeia em ASVI Ladies, no 1º Campeonato Europeu de Surf Adaptado, após ter conquistado, aos 13 anos, o título mais alto para Portugal, até agora, numa competição mundial da modalidade (a medalha de bronze).

Sente-se muito feliz por ser embaixadora, pois tem a responsabilidade de “tentar influenciar todas as pessoas, independentemente da sua idade ou de qualquer outro fator, a praticarem desporto, não só durante a Semana Europeia do Desporto mas ao longo de todo o ano”.

“Através da minha experiência, entendo que praticar desporto regularmente, na vertente lúdica ou de competição, é muito importante. É importante para #BeActive e também a muitos outros níveis. Potenciando, por exemplo, muitas competências na área social”, explica.

A Semana Europeia do Desporto é uma iniciativa da Comissão Europeia que é celebrada em simultâneo por 41 países e regiões entre 23 e 30 de setembro. Tem por principal objetivo a promoção dos benefícios da prática regular do desporto e da atividade física e por lema #BeActive. Isto porque o desporto e a atividade física contribuem significativamente para o bem-estar dos cidadãos; a ausência de atividade física, para além do impacto negativo na sociedade e na saúde das pessoas, tem custos económicos; e o desporto é considerado um excelente meio de veicular mensagens de tolerância e de reforçar a cidadania.

Em território nacional, esta 5ª edição é coordenada, novamente, pelo Instituto Português do Desporto e Juventude.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.