A seleção Portuguesa de Corfebol de Praia sagrou-se campeão do Mundo, ao bater a fortíssima seleção da Holanda, durante o IKF Beach Korfball World Cup 2019, que decorreu em Bonson, em França. Este é o melhor resultado de Portugal nesta modalidade, depois de ter sido vice-campeão do Mundo nas edições de 2017 e 2018.

Num jogo muito renhido, Portugal só conseguiu levar à melhor sobre os holandeses nas grandes penalidades, onde venceu por 9-8, depois de um empate 7-7 no tempo regulamentar.

Nas meias-finais, a equipa comandada por Isabel Teixeira já tinha batido a Bélgica, uma das candidatas ao título, vencendo por 6-5. Antes, tinha batido Marrocos, Inglaterra, França, Hungria e País de Gales.

Portugal: Corfebol de Praia
Portugal: Corfebol de Praia

A selecionadora Isabel Teixeira levou para França os seguintes atletas: Beatriz Pesca, Carlos Faria (capitão), Catarina Correia, David Falcão, Hugo Fernandes e Isabel Almeida.

O Corfebol, que tem origens na Holanda, apareceu pela primeira vez em Portugal em 1982. Conta atualmente com cerca de mil atletas federados, num total de 12 clubes inscritos, na sua maioria da área metropolitana de Lisboa.

Em 1086, Portugal participou no seu primeiro evento internacional, na Holanda. O primeiro campeonato nacional realizou-se em 1988/1989, numa prova que teve duas divisões.

Os principais clubes portugueses são Corfebol de Benfica, Clube Carnaxide Cultura e Desporto, Clube de Corfebol de Oeiras, Club Internacional de Foot-ball, Clube Recreativo e Cultural da Quinta dos Lombos, Korfball Lisbon Project, Grupo Desportivo dos Bons Dias e Clube Cultural e Recreativo do Alto do Moinho.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.