A disputa por uma vaga nos Jogos Olímpicos de Tóquio'2020 é uma das atrações do Campeonato Mundial de Skate Park, que reúne entre esta quinta-feira e o próximo domingo os melhores do mundo na modalidade, em São Paulo, Brasil.

Esta competição é a que mais pontos dá para o ranking de classificação para os próximos Jogos Olímpicos, onde este desporto fará a sua estreia, ao lado do surf, escalada e karaté.

Na capital paulista "vai ter muito skate. O pessoal está a dar tudo na pista como nunca tinha visto. Todos sabem que este campeonato é importante, e todos estão a dar '110 por cento", disse à AFP o brasileiro Pedro Barros, oito vezes campeão mundial e atual número 1 do mundo.

A competição, que será realizada na pista do Parque Cândido Portinari, oferece 80 mil pontos ao vencedor, superando em pontuação as etapas do Pro Tour (60 mil pontos) e os eventos Five Star (40 mil).

Além de Pedro, apontado como sucessor de Sandro Dias e Bob Burnquist, a competição vai reunir grandes nomes do skate mundial como a brasileira Yndiara Asp, o também brasileiro Luizinho Francisco, os americanos Shaun White (tricampeão olímpico de snowboard) e Heimana Reynolds (medalha de ouro no Open Internacional de skate, disputado na China), e as japonesas líderes do ranking mundial Misugu Okamoto e Sakura Yosozumi, que procuram, tal como os 160 participantes, uma vaga nos Jogos Olímpicos.

Este evento é o último teste da primeira fase da qualificação olímpica. Os atletas com a melhor pontuação geral classificam-se diretamente para as semifinais da segunda fase.

Para definir os atletas que estarão em Tóquio no próximo ano, serão contabilizados os dois melhores resultados da primeira fase olímpica (de janeiro a setembro) e os quatro melhores da segunda fase (de setembro a maio de 2020).

Além da disputa na park, São Paulo também será palco da última etapa da Street League Skateboarding (SLS) de 2019, maior campeonato da modalidade street, que é também olímpica. O evento, considerado o mundial da liga, será realizado no Pavilhão do Anhembi, nos dias 21 e 22 de setembro, e conta para a classificaçã para Tóquio'2020.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.