A epidemia do CoronaVírus ou 'Covid-19' está a causar enorme impacto a nível Mundial. A epidemia também está a causar grande impacto no mundo do desporto.

O vírus, que tem origem na China, já provocou o adiamento de inúmeras competições desportivas e já se fala que os Jogos Olímpicos que se realizam em Tóquio no próximo verão podem estar em risco, embora o Presidente do Comité organizadora garanta que não planeia adiar ou cancelar a competição. Ainda assim, Yoshiro Mori mostra-se muito preocupado com a propagação do Virus e espera que esta ameaça seja rapidamente debelada.

Coronavírus: Não há planos para adiar Jogos Olímpicos de Tóquio 2020
Coronavírus: Não há planos para adiar Jogos Olímpicos de Tóquio 2020
Ver artigo

A epidemia de pneumonia viral, agora conhecida como Covid-19, já forçou o adiamento de uma série de eventos desportivos na China, incluindo competições de qualificação olímpica.

A lista de iniciativas desportivas canceladas cresceu na quarta-feira, com o adiamento do Grande Prémio de Fórmula 1 de Xangai, marcado para meados de abril. A iniciativa pode ainda ser cancelada e outros eventos desportivos podem igualmente ser adiados se a epidemia alastrar.

No Japão, país onde se vão realizar os jogos, confirmou a primeira morte em resultado do coronavírus, mas tem 28 casos no seu território. Trata-se de um idosa de 80 anos. Outras 218 pessoas foram infetadas num navio de cruzeiro que navegava ao largo da costa do Japão.

O vírus também está a assustar alguns dos maiores emblemas do futebol mundial.

O Manchester United viu-se 'forçado' a mudar de hotel em Marbella, Espanha, onde a equipa realiza um mini-estágio, aproveitando a pausa da Premier League inglesa, com medo de ser afetado pelo coronavirus.

A decisão foi tomada depois de o clube inglês ter ficado a saber que a formação chinesa do Dalian Yifang, orientada pelo espanhol Rafa Benitez, tinha ficado instalada na mesma unidade hoteleira.

No entanto, já há inúmeros eventos desportivos cancelados ou adiados. Confira quais são.

GP da China em Fórmula 1 foi adiado e evento de Formula E adiado

Epidemia do coronavírus dita adiamento da corrida marcada para Shanghai, inicialmente marcada para 19 de abril. Em comunicado oficial, a entidade responsável pela organização do Campeonato do Mundo de Fórmula 1 informa que o promotor do evento solicitou à FIA o adiamento da prova, o qual foi concedido.

"A FIA e a Fórmula 1 continuam a trabalhar em conjunto com as equipas, o promotor e as autoridades da China para avaliar a situação e os seus desenvolvimentos. Todas as partes vão ter o tempo necessário para estudar a viabilidade de possíveis datas alternativas para a realização do Grande Prémio mais tarde no ano, caso a situação melhores".

O evento de Fórmula E que se ia realizar em Hainan, no dia 21 de março também foi adiado.

Mundiais de atletismo de pista coberta adiados por um ano devido ao vírus na China

Os Campeonatos do Mundo de atletismo de pista coberta foram adiados por um ano, devido ao surto do novo coronavírus, com origem na China.

“É lamentável que tenhamos de concordar com os organizadores dos Campeonatos Mundiais de atletismo em adiar o evento para março de 2021”, pode ler-se no comunicado hoje divulgado pelo organismo que rege a modalidade.

Seleção chinesa de ténis de mesa refugia-se no Qatar

A seleção chinesa de ténis de mesa encontra-se em estágio em Doha, no Qatar, onde irá participar num evento do ITTF World Tour, de 03 a 08 de março, devido ao surto generalizado do novo coronavírus na China.

A decisão foi tomada após a participação no Open de Magdeburgo, na Alemanha, e a Federação Internacional de Ténis de Mesa (ITTF), com a colaboração da Associação de Ténis de Mesa do Qatar (QTTA), preparou um espaço, em Doha, para o estágio dos 29 elementos da seleção chinesa.

Etapas de Hong Kong e de Singapura de râguebi de Sevens adiadas

Os torneios de râguebi de sevens, previstos para decorrerem em Hong Kong e Singapura, em abril, foram adiados para outubro devido ao surto com o coronavírus Covid-19, juntando-se a uma série de eventos cancelados ou adiados.

Segundo um comunicado da Federação Internacional de Râguebi, esta foi "uma resposta às preocupações sanitárias persistentes ligadas à epidemia do novo coronavírus".

Torneios de golfe anulados em Singapura e na Tailândia

Os torneios de Singapura e da Tailândia, do circuito norte-americano feminino de golfe (LPGA), que deveriam realizar-se nas próximas semanas, foram anulados devido ao surto de coronavírus, anunciaram hoje os organizadores.

As provas, que juntariam 66 jogadoras cada, deveriam realizar-se nas duas últimas semanas de fevereiro, em Singapura e Pattaya.

Jogos da Champions Asiática adiados

Os jogos da Liga dos Campeões asiática de futebol que incluem equipas chinesas, como o Shanghai SIPG, do técnico português Vitor Pereira, foram adiados devido à epidemia do novo coronavírus.

Os encontros da primeira volta da fase de grupos de Beijing Guoan, Guangzhou Evergrande, Shanghai SIPG e Shanghai Shenhua, inicialmente agendados para fevereiro e março, foram quase todos adiados para abril e maio.

Campeonato de futebol na China adiado

A Associação Chinesa de Futebol anunciou hoje a suspensão, até novo aviso, de todas as competições, incluindo a liga principal, devido ao surto do novo coronavírus.

A nova temporada estava programada para começar em 22 de fevereiro.

Os jogos de qualificação da seleção chinesa para o torneio feminino de futebol dos Jogos Olímpicos Tóquio2020, inicialmente previstos para Wuhan e depois transferidos para Sydney, mudaram de data, informou hoje a federação australiana.

Na última semana, a Confederação Asiática de Futebol decidiu transferir os jogos para Sydney, estando previsto que a seleção chinesa, em quarentena, mas sem que nenhuma jogadora tenha dado positivo ao vírus, entrasse em ação na segunda-feira.

Torneio olímpico de qualificação de boxe cancelado devido ao coronavírus

Um torneio de qualificação de boxe para os Jogos Olímpicos Tóquio2020, previsto para o próximo mês em Wuhan, onde teve origem o coronavírus, novo vírus detetado na China, foi cancelado, informou esta quarta-feira o Comité Olímpico internacional (COI).

Ténis

A Federação Internacional de Ténis adiou a Fed Cup Asia/Ocêania um evento que contava com a China, Taiwan, Indonésia, Coreia do Sul and Uzbequistão.

A competição que está inicialmente agendada para Dougguan no Cazaquistão mudou de lobalização para o Dubai.

Basquetebol

A Federação Internacional de Basquetebol adiou a realização da qualificação para os Jogos Olímpicos (de 6 a 9 de fevereiro) para Foshan em Belgrado, na Sérvia.

A partida entre a China e a Malásia vai-se realizar no dia 24 de fevereiro.

Badminton

O China Masters em Badminton que estava agendado para o próximo dia 25 de fevereiro foi adiado após a desistência de vários jogadores.

Contudo, a Federação Internacional espera que a Badminton Asia Championships possa ser realizada no dia 21 e 26 de abril.

Hóquei

As partidas entre a China e a Austrália, agendadas para o dia 14 e 15 de março em Changzhou, não vão ser jogadas.

A Federação Internacional já tinha adiado a partida entre a China e a Bélgica, que se devia realizar no dia 9 de fevereiro na mesma cidade.

O FIH está a estudar a possibilidade da China poder fazer os seus jogos em outra localização.

Corridas de cavalos

A indústria das apostas de cavalos em Hong Kong também tem agora que lidar com um duro revés face ao coronavírus. Todos as corridas foram canceladas até novas instruções.

MMA

Um dos maiores eventos de MMA na Ásia com base em Singapura, o 'O One Fighting Championship' já não se vai realizar no dia 11 em Chongqing na China. O evento vai mudar-se para Jacarta na Indonésia.

Ski

As competições do Campeonato do Mundo que teria lugar na estância de Yanqing, que serviria de teste para o Jogos Olímpicos de Inverno de Pequim em 2022 foram cancelados e terão lugar em Saalbach-Hinterglemm na Áustria.

Snooker

O 'China Open' de Beijing que estava agendado entre 30 de março e 5 de abril foi cancelado.

Estão confirmados até ao momento 1366 mortos devido ao coronavírus.

*Notícia atualizada às 13h19.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.