A judoca Bárbara Timo afirmou hoje que ter sido vice-campeã mundial em -70kg em Tóquio, no mesmo local onde se irão realizar os Jogos Olímpicos deste ano, serviu “como o melhor treino de alto nível que podia ter”.

“Usei o Mundial como treino e funcionou. Estou a preparar-me para o momento certo e espero que o dia 29 de agosto seja mais um dia em que vou estar feliz, pronta e certa que fiz o meu melhor nessa preparação”, realçou, à margem da apresentação do European Judo Open Women, que se disputa em 01 e 02 de fevereiro, em Odivelas.

Se, nos Mundiais de Tóquio, Bárbara Timo conquistou a ‘prata’, a atleta do Benfica considera que pode conseguir mais um grande resultado na capital nipónica e tornar-se um talismã.

“Conquistei a ‘prata’ no Mundial. Trabalhei para o ouro e queria o ouro. Fico com a sensação que, se eu consegui uma vez, posso conseguir de novo. Se eu sou ‘prata’, ainda tenho muito para melhorar para conquistar o ‘ouro’”, alertou.

Após dois anos a competir por Portugal, Bárbara Timo considera que tem sido “muito intenso”, com alguma irregularidade, mas acredita que faz tudo parte do processo.

“Está a acontecer de tudo, indo muito bem e muito mal. Estou a ter grandes medalhas e estou a perder na primeira luta. Acho que tudo é um processo, estou a gostar bastante. A cada dia que passa, ganho mais experiência e alto conhecimento para saber como vou funcionar em Tóquio”, analisou.

O presidente da Federação Portuguesa de Judo (FPJ), Jorge Fernandes, afirmou que a preparação dos atletas que vão marcar presença em Tóquio2020 “já está delineada” e não ficaria surpreendido se a comitiva portuguesa lutasse “por quatro ou cinco medalhas” no judo.

“Neste momento, o que a maior parte dos atletas está a fazer é lutar para serem cabeças de série. De acordo com os resultados que os atletas têm vindo a obter, é normal pensar que poderemos estar a lutar por várias medalhas. Estaremos certamente a lutar por quatro ou cinco, logo se vê quantas vêm”, expressou.

Os Jogos Olímpicos de Tóquio2020 terão lugar de 24 de julho a 09 de agosto, com as provas de judo a decorrerem entre 25 de julho e 01 de agosto.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.