A selecção nacional inicia este domingo a participação na fase de grupos do Mundial sub-20, com um embate com Angola, jogando na segunda-feira com a Suíça e no dia seguinte com a Holanda.

Jorge Lopes, adjunto de Luís Sénica no último Mundial de seniores, disse à Agência Lusa que a equipa está "preparada e unida" para conquistar um título inédito e recordou que o trabalho realizado nos últimos anos permite encarar com optimismo o futuro da modalidade. Recentemente campeão europeu de Sub-17, Jorge Lopes mostrou-se agradado com os estágios realizados e assumiu que "está na hora" de Portugal demonstrar, de novo, a sua "qualidade" no hóquei em patins.

"Partimos para este Mundial com as melhores expectativas. O grupo tem muita qualidade e, se a equipa estiver concentrada e for rigorosa tacticamente, traremos o título para Portugal", garantiu.

Jorge Lopes reconheceu que a Holanda é a selecção mais acessível na fase de grupos e alertou para a qualidade de Angola e Suíça.

"Creio que, depois de ultrapassada a fase de grupos, tudo se tornará mais difícil, com Argentina, Chile, Itália e Espanha como possíveis adversários. Esses são os eternos candidatos, a par de Portugal. Mas estamos preparados e esperançados", reiterou.

O treinador mostrou-se "honrado" com o convite feito pela Federação de Patinagem de Portugal (FPP) para assumir o cargo de DTN, após a saída de Sénica para o Benfica, mas afastou a possibilidade de se tornar seleccionador português de seniores, "para já". "A expectativa é a de aceitar o convite para DTN. Mas agora estou concentrado no Mundial. Queremos trabalhar bem. Todos acreditamos que Portugal, dentro de um futuro próximo, chegará de novo aos títulos nos Mundiais e Europeus de seniores, que são aqueles que mais destaque dão ao país e à modalidade", concluiu.

A quarta edição do Campeonato do Mundo de Sub-20 joga-se de hoje a 3 de Outubro em Bassano del Grappa, Itália.

Portugal joga domingo com Angola (20h00, horas de Lisboa), segunda-feira com Suíça (18h30) e fecha a fase de grupos no dia seguinte com Holanda (18h30).

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.