A equipa sénior masculina de basquetebol do 1º de Agosto, campeã em título, consolidou hoje a liderança do campeonato nacional, ao derrotar no pavilhão principal da Cidadela o Petro de Luanda, por 90-86, num jogo bastante competitivo, decidido apenas nos minutos finais

As duas formações que co-lideravam a prova com quinze pontos levaram as emoções da modalidade, uma semana depois da selecção nacional ter jogado em Luanda e garantido o apuramento ao Campeonato do Mundo China 2019.

Os donos da casa entraram seguros no jogo de tabelas e jogo exterior funcional, factores que lhe permitiram sair vantagem no final do primeiro quarto por 21-17.

No quarto seguinte os “ tricolores “ começaram com dois triplos consecutivos, e quando parecia que havia de fugir no marcador, rapidamente o 1º de Agosto despertou e quando faltavam menos de dois minutos para o intervalo passou, pela primeira vez, à frente no placar (46-47), e não mais o largou, apesar do empate ao intervalo a 48 pontos.

Depois do descanso, os campeões nacionais com maior atitude generalizada voltaram a assumir o comando e terminar em vantagem de 76/69, criando o maior fosso no marcador.

No último período as duas equipas perdiam muitas bolas, o que demonstrava certo nervossismo em ambas, incluindo a equipa de arbitragem que se mostrava indecisa em alguns lances.

Coube a Pedro Bastos decidir o desfecho da partida, com um triplo, quando faltavam jogar trinta segundos, fase do jogo em que os rubros-negros sentiram a vitória consumada.

Na primeira volta, no pavilhão do Victorino Cunha, o Petro de Luanda venceu por 80-70.

Sob arbitragem de David Manuel, Francisco Tando e António Samuel, as equipas marcaram da seguinte forma:

Petro: Olímpio Cipriano(9 ) , Childe Dundão (8 ), Joaquim Pedro(00 ), Eriksson Silva(00 ), José António (18 ), Leonel Paulo(18 ), Domingos Bonifácio (2 ) Aboubakar Gakou( 9) , Hermenegildo Bunga( 10), Benvindo Quimbamba( 12) Manda João (00 )Aldemiro João (00 )

Treinador: Lazare Adingono

1º de Agosto: Pedro Bastos(9 ) Carlos Cabral (6 ) Malick Cisse(6 ) Edson Ndoniema (00 ), Armando Costa(8 ), John Pedro ( 00) ,Felizardo Ambrosio (20 ), Mutau Fonseca( 00) , Eduardo Mingas( 15 ), Hermenegildo Santos( 19) Islando Manuel(4 ),Fidel Cabita( 3)

Treinador: Paulo Macedo

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.