A temporada internacional de 'meetings' de atletismo de elite deve recomeçar em 11 de agosto, em Turku, Finlândia, com a disputa dos Paavo Nurmi Games, do circuito Continental Gold.

A World Athletics, organismo mundial do atletismo, já tinha anunciado na véspera as novas datas para a Liga Diamante e hoje acrescentou as do Continental Gold, tudo concentrado em agosto, setembro e outubro, após a série de adiamentos ditados pela pandemia de covid-19.

O arranque da Liga Diamante, que deveria ter acontecido em 17 de abril, em Doha, está agora marcado para 14 de agosto, no Mónaco, seguindo-se as etapas de Gateshead e Estocolmo, em 16 e 23 do mesmo mês, respetivamente.

O regresso dos atletas de elite às provas nas pistas de tartã será feito, no entanto, em 08 e 09 de agosto, dias definidos como 'janela' para a realização dos diferentes campeonatos nacionais.

Antes do novo arranque de agosto, apenas continua de pé, entre as provas da Liga Diamante, os Bislett Games, em Oslo, a 11 de junho, mas com um formato que se aproxima mais de um evento de exibição, com provas que não integram a grelha oficial e raramente são disputadas.

Já a partir de junho, poderão disputar-se alguns 'meetings' do nível Continental Silver e Continental Bronze.

A nível global, a pandemia de covid-19 já provocou mais de 295 mil mortos e infetou mais de 4,3 milhões de pessoas em 195 países e territórios. Mais de 1,6 milhões de doentes foram considerados curados.

Para combater a pandemia, os governos mandaram para casa 4,5 mil milhões de pessoas (mais de metade da população do planeta), encerraram o comércio não essencial e reduziram drasticamente o tráfego aéreo, paralisando setores inteiros da economia mundial.

Face a uma diminuição de novos doentes em cuidados intensivos e de contágios, vários países começaram a desenvolver planos de redução do confinamento e em alguns casos a aliviar diversas medidas.

Calendário internacional de 'meetings' (Continental Gold e Liga Diamante):

Agosto:

11 Turku – Continental Tour Gold

14 Mónaco – Liga Diamante

16 Gateshead – Liga Diamante

20 Szekesfehervar – Continental Tour Gold

23 Estocolmo – Liga Diamante

Setembro:

02 Lausana – Liga Diamante

04 Bruxelas – Liga Diamante

06 Paris (a confirmar) – Liga Diamante

06 Silesia – Continental Tour Gold

08 Ostrava – Continental Tour Gold

15 Zagreb – Continental Tour Gold

17 Roma/Nápoles – Liga Diamante

19 Xangai – Liga Diamante

26 Nairobi – Continental Tour Gold

Outubro:

04 Eugene – Liga Diamante

09 Doha – Liga Diamante

17 China (cidade a anunciar) – Liga Diamante

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.