A seleção portuguesa de andebol venceu, esta quarta-feira, a Hungria por 34-26 na última jornada do Grupo II da ronda principal e vai discutir o quinto e sexto lugar do Europeu. Será sempre a melhor classificação equipa das quinas, que na pior das hipóteses fica em sexto, o que permite selar desde já o torneio Pré-Olímpico.

O jogo começou equilibrado, com Portugal a apostar desde o início naquela que tem sido a sua principal arma neste Campeonato da Europa de Andebol de 2020: o '7 contra 6'. O equilíbrio e as igualdades no marcador foram-se sucedendo até aos 4-4, altura em que Portugal passou pela primeira vez para a frente, com António Areia a fazer o 5-4.

Até ao intervalo a seleção nacional não mais largou essa liderança, que foi dilatando a pouco e pouco, chegando a ser de  três golos de vantagem. Ao intervalo, Portugal liderava por 16-14.

Na segunda parte, a equipa comandada por Paulo Pereira continuou muito eficaz e concentrada. Mal o segundo tempo se iniciou, Diogo Branquinho colocou Portugal a vencer por 17-14.

Alex Borges num excepcional remate de costas para a baliza colocou Portugal a vencer por quatro golos de diferença por 18-14.

Para garantir o torneio Pré-Olímpico e a presença no torneio pré-olímpico, Portugal precisaria de vencer por mais de cinco golos a Hungria, para não ter que depender de terceiros.

A vantagem disparou para seis, outra vez por intermédio de Alexis.

Era preciso muita cabeça para a equipa de Paulo Pereira manter o resultado no bolso. Alexandre Cavalcanti num remate de meia distância colocou Portugal a vencer por 30-23. A dois minutos do fim, num contra-ataque, Diogo Branquinho dilatou para 33-26.

No desconto de tempo, o selecionador Paulo Pereira desabafou: "Mastiga". Com um jogador a menos, Portugal teria que 'mastigar' a vantagem até ao fim. Mas ainda deu para Fábio Magalhães fazer mais um golo.

Portugal acabou por vencer por 34-26, vai discutir os jogo do 5.º e do 6.º lugar frente à seleção alemã. É mesmo a melhor classificação de sempre em Campeonatos da Europa. O torneio pré-olímpico também está garantido.

Com este triunfo em Malmö, Portugal assegurou o terceiro lugar da sua 'poule' e vai disputar o quinto lugar do Euro2020, frente à Alemanha, no sábado, melhorando o sétimo lugar em 2000.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.