A UEFA atribuiu o prémio de 'Melhor Ação Educativa' ao FC Porto, no âmbito da conquista da Youth League por parte dos sub-19 dos 'dragões'. A distinção, inserida num projeto piloto da UEFA, visa premier uma "ação educativa levada a cabo junto dos jogadores da formação" sobre educação financeira aos jogadores do plantel sub-19.

"A ação foi posteriormente alargada, por iniciativa do clube, a todos os escalões de formação até aos sub-16, bem como a outros temas até aos sub-14: apostas desportivas e gestão de redes sociais", diz o clube azul-e-branco no seu site oficial.

A UEFA ficou convencida com este compromisso dos azuis-e-brancos em levar temas diferentes aos muitos atletas da formação do clube, algo que contribui para o "enriquecimento pessoal" dos jovens jogadores.

José Tavares, coordenador técnico da formação do FC Porto, comentou esta distinção, salientando o esforço do clube em proporcionar uma formação integral: "O futebol atual há muito que não é apenas aquilo que acontece à flor da relva, pelo que se torna cada vez mais relevante para um clube formador como o nosso oferecer aos nossos jovens oportunidades educativas em valências tão variadas como estas. Este reconhecimento da UEFA motiva-nos a continuar neste caminho para desenvolver uma formação cada vez mais completa", explicou o dirigente ao site do clube.

Além de ter conquistado a UEFA Youth League pela primeira vez na época passada, dando assim o primeiro título a Portugal, os sub-19 do FC Porto conquistaram também o 'Skills Challenge' da UEFA, assim como o melhor golo da prova.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.