O presidente do FC Porto, Pinto da Costa, mostrou-se muito satisfeito com a conquista da UEFA Youth League, mas deixou críticas ao facto de se falar muito dos clubes da capital.

"É uma satisfação muito grande porque é um título que não aparece por acaso, aparece fruto de um trabalho com um longo tempo, com bases bem alicerçadas. Fala-se muito dos investimentos, das academias, de outros clubes da capital, ignora-se completamente a formação do FC Porto mas a resposta está aqui. Está dada. Está numa Taça que ninguém tem em Portugal, que enche de orgulho o FC Porto e, naturalmente, a maioria dos portugueses e, pela primeira vez, conseguimos a nível de clubes um título europeu de sub-19, o que é magnífico", começou por dizer o dirigente portista, acrescentando:

"Fruto de um grande trabalho, de uma equipa promissora, muito bem dirigida treinada por um antigo atleta do FC Porto, que, recordávamos ainda recentemente que em 2001, o contratei para jogar no FC Porto. Foi campeão europeu em 2004, venceu a Taça UEFA em 2003 e, curiosamente, passados estes anos é campeão europeu como treinador de sub-19. É uma satisfação enorme e um grande orgulho. Pela primeira vez Portugal tem um título europeu a nível de clubes nas camadas jovens."

Sobre a futura academia do FC Porto, Pinto da Costa disse que "não há novidade", mas sublinhou que "estamos a tratar disso", salientando que procura dar melhores condições ao jovens para captar mais atletas.

"É nesse sentido que queremos isso e, sobretudo, dar mais condições aos que temos. Como vê mesmo sem ser notícia de jornais, nem mostrar academias nem sem ter academias para receber lá pessoas ilustres, como vimos recentemente no Seixal, até um adepto do FC porto a ser recebido com poupa e circunstância. Mas com as condições que temos, pelo menos temos uns campeões europeus em Portugal, o que me dá muita satisfação", atirou.

O dirigente falava na Câmara Municipal do Porto, onde os novos campeões europeus foram recebidos e homenageados pelo executivo liderado pelo autarca Rui Moreira, posteriormente à comitiva ter sido recebida por centenas de adeptos em euforia no aeroporto.

Na segunda-feira, o FC Porto tornou-se na primeira formação portuguesa a conquistar a UEFA Youth League em futebol, ao derrotar na final, disputada em Nyon, na Suíça, os ingleses do Chelsea por 3-1.

O autarca Rui Moreira, que recebeu de Pinto da Costa uma medalha igual à dos atletas, garantiu que a cidade “está em festa”.

“Em primeiro lugar, queria agradecer por virem à câmara. É a vossa festa, mas é também um dia de festa para o Porto e é nesta casa, que é da cidade, que devemos comemorar estes momentos felizes. Nem sempre temos alegrias, mas, quando as temos, é nesta casa que se manifesta essa felicidade”, enfatizou.

Rui Moreira garantiu que “sejam quais forem as preferências clubísticas, todos os portuenses devem estar felizes”.

“É extraordinário terem ganho. Já tínhamos ganho em termos de Seleção, mas agora é o clube. Esta é uma cidade que acredita no futuro. Parabéns ao FC Porto e parabéns a vocês que ganharam. São coisas que nos emocionam. Vocês, agora, são exemplos”, concluiu.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.