É certo que teoricamente os encontros dos ‘grandes’ com clubes de equipas de divisões inferiores são jogos muito desequilibrados com a balança a cair para o lado dos históricos do futebol português.

Mas nem sempre o que está no papel acontece na realidade e a ‘Prova Rainha’ é fértil no ‘nascimento’ de Tomba-Gigantes.

E nem o Sporting, detentor da prova, escapou à mira destes ‘choques’. Os ‘leões’ caíram aos pés de clubes de divisões inferiores por quatro ocasiões.

Começamos em 1949…

Tirsense 2-1 Sporting: Com os Cinco Violinos na mala, quem fez a festa foram os Jesuítas

A 17 de abril de 1949, o Tirsense, da terceira divisão, recebeu o bicampeão Sporting numa altura em que os ‘leões’ contavam com os Cinco Violinos na equipa.

Cândido de Oliveira, treinador da equipa, optou por deixar quatro dos Cinco Violinos fora do jogo, já a pensar na Taça Latina.

A equipa de Alvalade até começou a vencer, mas viu o Tirsense chegar ao empate ainda na primeira parte.

Mas o balde de água fria estava guardado para o final, quando nos últimos minutos de jogo a equipa de Santo Tirso marcou o golo que completava a reviravolta e que fazia o bicampeão cair aos pés de uma equipa da 3.ª divisão (que foi eliminada na fase seguinte pelo Lusitano – 5-1).

O Benfica acabou a levantar o troféu no final da prova.

Cinco Violinos do Sporting
Travassos, Albano, Jesus Correia, Vasques e Peyroteo eram os "Cinco Violinos" créditos: DR

Gil Vicente 3-2 Sporting: Os galos cantaram mais alto num jogo em que nunca estiveram a perder

O Estádio Adelino Ribeiro Novo, recebeu o duelo de divisões entre o Gil Vicente, da segunda, e o Sporting, da primeira divisão.

A equipa de Barcelos começou logo a vencer, com golo de Casquinha aos quatro minutos. Seis minutos depois, Luís Vidigal marcou o golo que empatava a partida.

O marcador manteve-se inalterado até ao regresso dos balneários após o intervalo. Aos 47',  Almani Moreira, colocou o Gil em vantagem e oito minutos depois Diocleciano Tavares marcou o 3-1.

O melhor que o Sporting conseguiu foi reduzir aos 74 minutos por Peter Krpan, com o resultado final a ficar nos 3-2, a favor da equipa da casa.

O Gil Vicente viria a cair da prova nos oitavos de final frente ao Boavista, numa edição vencida pelo Beira-Mar.

Gil Vicente 3-2 Sporting: Os galos cantaram mais alto num jogo em que nunca estiveram a perder

Sporting 0-1 Naval: O velhinho Alvalade foi palco da festa da equipa da II Liga

O campeão recebeu em casa o já extinto Naval 1º de maio que militava na segunda divisão do futebol nacional.

A 8 de março de 2003, num dos últimos jogos realizados no antigo Estádio José Alvalade e que que contou com Cristiano Ronaldo a titular, os ‘leões’ viram os visitantes chegar ao golo aos 58 minutos por Costé.

O marcador não voltou a mexer e o Naval seguiu para as meias finais da prova (onde viria a cair frente aquele que viria a ser o vencedor da prova, o FC Porto), deixando o jovem Ronaldo em lágrimas.

Sporting 0-1 Naval: O velhinho Alvalade foi palco da festa da equipa da II Liga

Sporting 0-1 Vitória de Setúbal: O único que tombou os três 'gigantes'

Em dezembro de 2003, o Sporting volta a receber um clube da II Divisão, desta vez já no Novo estádio de Alvalade, e desta vez frente ao Vitória de Setúbal.

O Sporting vinha de uma vitória na 4.ª eliminatória frente ao 1.º Dezembro enquanto que os sadinos tinham ido a Alverca bater o clube da casa por 0-1.

Fernando Santos, na altura treinador dos ‘leões’, viu o Vitória chegar ao golo cedo, logo aos sete minutos por Orestes e nem com Sá Pinto, Liedson, Paulo Bento e João Vieira Pinto conseguiu dar a volta ao resultado.

Os sadinos seguiram para os oitavos de final onde foram eliminados pelos ‘colegas’ de II Liga do Estoril Praia, num edição vencida pelo Benfica.

Sporting 0-1 Vitória de Setúbal: O único que tombou os três 'gigantes'
Os jogadores do Vitoria de Setúbal festejam a eliminação do Sporting na Taça de Portugal no jogo realizado no Estádio Alvalade XXI. FOTO PAULO CARRICO / LUSA

O Sporting vai querer manter o número de ‘acidentes’ na Prova Rainha inalterado no próximo desafio na Prova Rainha, em terras ribatejanas.
Os 'leões' visitam o FC Alverca do Campeonato de Portugal na próxima quinta-feira, às 20h45.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.