O Sporting voltou ao Ribatejo pelo segundo ano consecutivo para jogar a Taça de Portugal mas, desta vez, não saiu a sorrir. Os 'leões' do técnico Silas foram afastados da Taça de Portugal ao perderem por 2-0 com o Alverca, emblema da 3.ª divisão do futebol português. Um resultado diferente do conseguido na época passada, quando o Sporting afastou os ribatejanos mas em jogo disputado em Loures, por 2-1.

Uma derrota que voltou a lançar o Sporting no caos, com muita contestação aos jogadores mas, acima de tudo, à direção presidida por Frederico Varandas.

Mas não se pode dizer que tenha sido um resultado tão surpreendente. Isto porque o Complexo Desportivo de Alverca tem sido terreno 'maldito' para o Sporting. Nos últimos oito jogos frente ao Alverca, só por três vezes o Sporting saiu a sorrir. Foi na longínqua época de 1992/1993, com vitória leonina por 3-0, a 3 de fevereiro, nos quartos-de-final da Taça.

Os 'leões' voltaram a vencer em casa do Alverca em 2001/2002 e 2002/2003, por 3-1 e 2-1 respetivamente, em jogos da Primeira Liga. Em 2001/2002 também se defrontaram no Complexo Desportivo de Alverca, mas para a Taça, num jogo que terminou 0-0. Na segunda-mão o Sporting venceu em casa por 2-1.

Quatro derrotas do Sporting no Ribatejo... no dia 17

Nesses últimos oito jogos entre Alverca e Sporting, os 'leões' somam quatro derrotas, sempre no mesmo dia: 17.

VÍDEO: Os golos do triunfo do Alverca sobre o Sporting
VÍDEO: Os golos do triunfo do Alverca sobre o Sporting
Ver artigo

Parece haver alguma magia com este número no Ribatejo quando aparece o 'leão'. A primeira vitória do Alverca frente ao Sporting nesta data foi na 28.ª jornada da da I Liga, na época 198/1999, num jogo disputado em abril: Nandinho foi o 'herói' ribatejano, com um hat-trick, Edmilson e Quim Berto fizeram os tentos do Sporting de Mirko Jozic. Maniche estava no banco do... Alverca.

Aliás, 1999 não foi um bom ano para o Sporting ir até o Ribatejo: nova derrota, agora em outubro, por 2-1, na 7.ª ronda da Liga 1999/2000. Rui Borges e Anderson Luiz marcaram para os ribatejanos, Rui Jorge fez o tento dos 'leões' de Augusto Inácio, que viriam a vencer o campeonato nessa época.

Dois anos depois, nova derrota do Sporting no Complexo Desportivo de Alverca, por 3-1, a 17 de janeiro para 21.ª ronda da Primeira Liga. Zé António, Mantorras e Nikola Milinković foram os homens dos golos da equipa ribatejana, orientada por Jesualdo Ferreira, Spehar marcou para o Sporting.

Esta quinta-feira, o dia 17 voltou a ser maldito para o Sporting no Ribatejo: derrota por 2-0 e o sonho de revalidar a Taça a 'morrer'. Dizer ainda que foi a primeira vitória do Alverca sobre o Sporting, na Taça de Portugal.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.