O FC Porto venceu este domingo o Belenenses por 2-1 e garantiu a passagem para a 'final-four' da Taça da Liga, em jogo da terceira jornada do grupo C da prova. A equipa de Sérgio Conceição começou a perder, mas venceu e alcançou a 16.ª vitória consecutiva em todas as competições.

Os 'dragões' precisavam de vencer o seu compromisso e esperar que o Desportivo de Chaves, que arrancou para esta última jornada com os mesmos pontos, não os superasse na diferença de golos, acabando a equipa por seguir em frente devido aos golos marcados.

O FC Porto começou o encontro com um onze em todo semelhante àquele que derrotou o Rio Ave no Estádio do Dragão. Sérgio Conceição decidiu fazer apenas duas alterações, colocando Vaná na baliza e chamando à titularidade o jovem Bruno Costa para o lugar de Soares.

E foi mesmo o guarda-redes brasileiro dos 'azuis e brancos' que esteve em evidência, pela negativa, logo a abrir a partida, no lance que deu o golo ao Belenenses SAD. Livre batido por Matija, Vaná ainda defende o cabeceamento de Cleylton, mas a bola sobra para Reinildo que só tem de encostar para o fundo das redes.

O FC Porto respondeu ao golo do Belenenses SAD através de um remate do jovem Bruo Costa à passagem dos 20 minutos. O médio dos 'dragões' aproveitou um espaço à entrada da área adversária e atirou de primeira, fazendo a bola passar próxima do poste esquerdo da baliza defendida por Mika.

Os 'azuis e brancos' voltaram a criar perigo por intermédio de Jesus Corona aos 28 minutos. Grande remate do internacional mexicano, mas Mika ainda tocou na bola antes desta bater no poste da baliza do Belenenses SAD.

Sérgio Conceição não estava contente com o desempenho da sua equipa e ainda antes do intervalo procedeu a uma dupla alteração. Maxi Pereira e Bruno Costa saíram para as entradas de Hernâni e Soares. Corona recuou para lateral-direito.

O FC Porto entrou mais forte no segundo tempo e foi com facilidade que chegou ao empate na partida aos 53 minutos. Jogada de insistência dos portistas, Brahimi cruzou para o segundo poste e o maliano Marega aparece a finalizar de primeira.

O avançado natural do Mali esteve perto de bisar no encontro um minuto depois. Cruzamento para a área, o avançado portista apareceu em boa posição para marcar o segundo, mas falhou a intercepção e acabou por deixar a bola sair pela linha de fundo.

O segundo golo dos 'dragões' apareceu aos 63 minutos. Livre de Alex Telles, Soares conseguiu fugir à defesa do Belenenses SAD, cabeceou de forma certeira e deu pela primeira vez a vantagem aos 'dragões' na partida.

A equipa de Sérgio Conceição foi criando muitas oportunidades para alcançar o 3-1, e uma das mais perigosas foi aos 89 minutos. Ataque rápido do FC Porto, Marega mete atrasado para Adrián López, que tinha acabado de entrar na partida, e o espanhol enche o pé, mas o guarda-redes Mika negou o golo.

Danilo Pereira ainda viu um golo ser-lhe anulado e Tiquinho Soares falhou de forma incrível o terceiro dos 'azuis e brancos'.

Com este resultado, o FC Porto qualifica-se para a 'final-four' da Taça da Liga e marca encontro com o Benfica. No outro jogo o SC Braga recebe o Sporting. As meias-finais da prova vão decorrer em Braga entre 22 e 26 de janeiro próximos.

Veja aqui o resumo da partida:

 

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.