Cristiano Ronaldo celebra, esta terça-feira, 34 anos de idade. 34 anos recheados de títulos, recordes e golos, distribuídos por quatro clubes (Sporting, Manchester United, Juventus e Real Madrid), além da seleção nacional. Em jeito de retrospectiva, e sabendo que a carreira do jogador dava para bem mais, o SAPO Desporto reuniu alguns dos momentos mais marcantes do percurso do futebolista português.

Recorde 34 momentos de CR7

1.º Estreia pelo Sporting

Foi a 13 de agosto de 2002 que Cristiano Ronaldo, então com 17 anos, fez o primeiro jogo com a camisola do Sporting, numa pré-eliminatória da Liga dos Campeões, frente ao Inter de Milão. O jovem avançado entrou aos 68 minutos para o lugar de Toñito.

[caption]Cristiano Ronaldo na sua estreia pelo Sporting[/caption]

2.º - Primeiro golo como profissional pelo Sporting

Dois meses depois da estreia, chegou o primeiro golo de 'leão' ao peito. A 07 de outubro de 2002, o primeiro tento de Cristiano Ronaldo, como profissional, aconteceu frente ao Moreirense, no triunfo do Sporting por 3-0, acabando por bisar na partida. Deixaria o clube de Alvalade com um total de cinco golos.

3.º - Inauguração do Estádio José Alvalade frente ao Manchester United

6 de agosto de 2003 é uma data histórica para o Sporting e para Cristiano Ronaldo. Foi precisamente neste dia que o novo Estádio José Alvalade foi inaugurado e que o avançado português se catapultou para uma brilhante carreira no futebol internacional. Frente ao Manchester United, o jogador assinou uma exibição soberba, acelerando a mudança para Inglaterra.

Amigável contra o Manchester United (06/08/03)

4.º Apresentação como jogador dos 'red devils'

Cristiano Ronaldo foi apresentado em Old Trafford no dia 13 de agosto de 2003, com o estatuto de adolescente mais caro da história da Premier League - 15 milhões de euros. Ao seu lado estava o brasileiro Kléberson.

Apresentação de Cristiano Ronaldo no Manchester
Apresentação de Cristiano Ronaldo no Manchester

5.º - Estreia pela Seleção A portuguesa

Foi a 20 de agosto de 2003, num jogo em Chaves com o Cazaquistão, que Ronaldo se estreou com a camisola da seleção das quinas. Com apenas 18 anos,o jovem  foi aposta de Scolari, substituindo Luís Figo após o intervalo.

6.º Primeiro golo com a camisola do Manchester

O primeiro golo com a camisola dos 'red devils' surgiu no dia 1 de novembro de 2003, na vitória por 3-0 frente ao Portsmouth.

7.º O primeiro título: Taça de Inglaterra

Foi no dia 22 de maio de 2004 que o craque luso conquistou o primeiro título em Inglaterra. Ronaldo foi decisivo para a conquista do Taça de Inglaterra ao apontar o primeiro golo no triunfo sobre o Cardiff.

8.º Primeiro golo oficial pela Seleção

A 12 de junho de 2004 estreia-se a marcar pela equipa das quinas no primeiro jogo do Euro 2004. Ronaldo fez o golo de honra ao minuto 90+3 na derrota da seleção contra a Grécia por 2-1. Antes, já tinha marcado ao Paraguai num amigável.

9.º - Lágrimas na final do Euro 2004 

É uma das imagens mais marcantes da final do Europeu de 2004. O avançado português não conseguiu conter as lágrimas após a derrota de Portugal na final em casa frente à Grécia.

Os penteados de Cristiano Ronaldo na seleção
créditos: Bongarts

10.º - Primeiro título na Premier League

Foi no final da época 2006/2007 que Cristiano Ronaldo conquistou o primeiro título na Premier League, então ao serviço do Manchester United.

11º - Primeiro título na Liga dos Campeões 

A 21 de maio de 2008, o craque português apontou o primeiro golo da partida na final frente ao Chelsea, que ficou decidida apenas nas grandes penalidades. CR7 marcou o seu oitavo golo na prova na final de Moscovo, mas acabaria por 'tremer' na altura de marcar a grande penalidade, permitindo a defesa do checo Petr Cech.

12º - Primeira Bola de Ouro

A 2 de dezembro de 2008, Cristiano Ronaldo é pela primeira vez eleito o Melhor Jogador do Mundo e recebe a Bola de Ouro. O avançado ainda vestia a camisola do Manchester United, naquela que seria a última época em Old Trafford. Lionel Messi ficou em segundo lugar nesta corrida e Fernando Torres fechou o pódio.

A sua primeira Bola de Ouro (2008)
Foto @AFP créditos: AFP ImageForum

13.º - Primeiro prémio da FIFA

Foi a 12 de janeiro de 2009, já depois da conquista da Bola de Ouro, que Ronaldo foi considerado o melhor jogador do mundo ao vencer pela primeira vez o prémio da FIFA.

Ronaldo exibe o troféu da FIFA de 2008
Ronaldo exibe o troféu da FIFA de 2008 créditos: AFP

14.º - Hala Madrid

No dia 6 de julho de 2009, depois de seis temporadas ao serviço do Manchester United, Ronaldo realizou o sonho de assinar pelo Real Madrid. Na altura, o jogador português saltou para o primeiro posto das transferências mais caras de sempre: custou mais de 95 milhões de euros aos cofres 'merengues'.

Bernabéu cheio para a apresentação de Ronaldo
Foto @AFP créditos: AFP ImageForum

15.º - De CR9 para CR7

Foi em 2010/2011 que Ronaldo trocou a camisola 9 pela mítica camisola 7 no Real Madrid, sucedendo a jogadores como Kopa, Butragueño ou Raúl.

16º - Primeiro título no Real Madrid

No dia 20 de abril de 2011, Ronaldo conquistou o primeiro título ao serviço do Real Madrid, a Taça do Rei. Os 'merengues' não venciam a competição há 18 anos e o português foi decisivo ao apontar o único golo da partida frente ao Barcelona.

17º - Primeiro título da La Liga 

Foi em 2011/12 que Ronaldo conquistou o primeiro campeonato ao serviço do Real Madrid.

18.º - Inauguração do Museu CR7

A partir do dia 15 de dezembro de 2013, Cristiano Ronaldo passou a ter um museu exclusivamente dedicado aos seus feitos, no Funchal.

19º - Segunda Bola de Ouro

Num duelo sempre muito aceso com Messi, o craque português conseguiu quebrar a senda vitoriosa do argentino e voltou a ser coroado como o melhor jogador do mundo, recebendo a Bola de Ouro - que entre 2010 e 2015 foi entregue numa parceria com a FIFA - no dia 13 de janeiro de 2014.

20.º - Estátua no Funchal

Depois do Museu, Ronaldo passou a ter uma estátua sua também no Funchal.

Cristiano Ronaldo não esperava ter uma estátua em vida
Com Irina em parte inverta, porventura muito ocupada nos seus afazeres de topmodel (ou talvez não…), Ronaldo inaugurou com pompa e circunstância, antes do último Natal, a sua hercúlea estátua no Funchal devidamente apoiada pela mãe, D. Dolores, pelo seu filhote, Cristianinho, e por outros familiares. créditos: José Sena Goulão

21.º - Condecorado pelo Presidente da República

Em 2014, o então Presidente da República Cavaco Silva condecorou Cristiano Ronaldo com o grau de Grande Oficial da Ordem do Infante D. Henrique, a segunda condecoração mais importante dentro da categoria.

22.º - La Decima

Foi no Estádio da Luz que Cristiano Ronaldo conquistou a 10.ª Liga dos Campeões da história do Real Madrid. A equipa 'merengue' venceu o Atlético Madrid por 4-1, numa final que teve de ser decidida já no prolongamento, depois do empate 1-1 no tempo regulamentar. O português fez um dos golos.

23.º - Terceira Bola de ouro

A 12 de janeiro de 2015, o craque português voltou a vencer mais uma Bola de Ouro, a terceira da carreira. Lionel Messi e Manuel Neuer eram os outros finalistas.

24.º - Melhor marcador da história do Real Madrid

Ronaldo só precisou de 308 jogos para se tornar no melhor marcador da história do Real Madrid, ao apontar o seu golo 323, batendo Raúl González.

25.º - Terceira Champions da carreira

No dia 28 de maio de 2016, Ronaldo conquistou terceira Liga dos Campeões. No Estádio Giuseppe Meazza e em novo duelo com o Atlético de Madrid, os 'merengues' acabaram por levar a melhor nas grandes penalidades.

26º - Conquista do Euro 2016 com a seleção portuguesa

Depois da lesão sofrida nos minutos iniciais do embate com a França, Ronaldo e a seleção portuguesa acabaram por ser felizes na final do Euro 2016, depois de baterem a seleção gaulesa com um golo de Éder no prolongamento. Foi um momento particularmente especial para o craque português, que depois de tantas conquistas a nível individual e de clubes, logrou, finalmente, o primeiro título com a seleção portuguesa.

Éder e Ronaldo
créditos: AFP or licensors

27.º - Quarta Bola de Ouro

No dia 12 de dezembro de 2016, Ronaldo chegou à quarta Bola de Ouro da carreira, depois de no ano anterior ter terminado em segundo lugar atrás de Lionel Messi.

28.º - Bem-vindos ao aeroporto Cristiano Ronaldo

No dia 29 de março de 2017, o aeroporto da Madeira passou a ter o nome de Cristiano Ronaldo. Na altura, deu que falar o busto concebido para a reinauguração do local, acabando por ser substituído mais tarde.

The Best: Ronaldo e Messi jogam 'monopólio' há uma década
The Best: Ronaldo e Messi jogam 'monopólio' há uma década
Ver artigo

29º - Ronaldo chega ao quinto troféu 'The Best'

23 de outubro de 2017. Cristiano Ronaldo é novamente o vencedor do prémio da FIFA 'The Best' para o melhor futebolista. Este é o quinto troféu depois dos triunfos em 2008, 2013, 2015 e 2016. Para além de Ronaldo, eram candidatos ao prémio Lionel Messi e Neymar.

´Simply The Best`. Ronaldo é o Melhor Jogador de 2017 e iguala Messi em ´Bolas de Ouro`
´Simply The Best`. Ronaldo é o Melhor Jogador de 2017 e iguala Messi em ´Bolas de Ouro`
Ver artigo

30.º - La 'manita' em Bolas de Ouro

No dia 7 de dezembro de 2017, o português chegou à quinta Bola de Ouro da carreira. Em plena Torre Eiffel, em Paris, o anúncio foi feito com Ronaldo já a segurar o prémio.

Ronaldo com as bolas de Ouro
Ronaldo com as bolas de Ouro

31.º Pontapé de 'bicicleta' contra a Juventus

O golo com um ‘pontapé de bicicleta’, nos quartos de final da Liga dos Campeões, frente à Juventus (época 2017/18) correu mundo e foi mesmo considerado o melhor do ano no site da UEFA.

Pontapé de bicicleta de Cristiano Ronaldo frente à Juventus
Pontapé de bicicleta de Cristiano Ronaldo frente à Juventus

32.º Apresentação na Juventus

Foi a 16 de julho de 2018 que o português foi apresentado como novo reforço dos campeões italianos. O avançado asssinou por quatro temporadas, com a Juventus a pagar 112 milhões de euros pelo passe do jogador.

1. Cristiano Ronaldo: 318,3 milhões de seguidores
créditos: AFP/EPA/DR

33.º Estreia a marcar pela Juventus

No dia 16 de setembro de 2018, Cristiano Ronaldo estreou-se a marcar em jogos oficiais pela Juventus, frente ao Sassuolo, depois de três jornadas 'em branco'. E logo com um 'bis', frente ao Sassuolo. Antes, já tinha feito o gosto ao pé no particular com a equipa de sub-23.

34.º Primeiro título em Itália

Primeira final, primeira vitória: Ronaldo marcou o golo que decidiu Supertaça de Itália para a Juventus frente ao AC Milan, numa final disputada na Arábia Saudita que deu o 27.º título ao português.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.