Não há qualquer problema com Cristiano Ronaldo. A garantia é de Fernando Santos, selecionador nacional. Na antevisão do jogo com a Lituânia, que poderá garantir o apuramento para o Euro2020 a Portugal, o selecionador de Portugal garantiu que o capitão está apto e vai jogar. Mas o técnico não gostou quando um jornalista espanhol voltou ao tema sobre a condição física do jogador, depois da polémica sobre a sua substituição no último fim-de-semana, no jogo da Juventus frente ao AC Milan.

"A questão Cristiano Ronaldo é incontornável para quem? Para si [n.d.r. jornalista]? Para mim nunca foi, senão, não o tinha convocado. Todos querem falar sobre Cristiano Ronaldo, dar palpite, é o melhor do Mundo. Se fosse outro, não se falava tanto. Fala-se porque é ele, há milhões de jogadores e isto só acontece com ele, mais ninguém. Ronaldo está convocado, está bem, vai jogar", garantiu Fernando Santos.

Perante a insistência de um jornalista espanhol sobre o tema Cristiano Ronaldo, Fernando Santos irritou-se e garantiu que não falaria mais sobre o jogador na conferência de imprensa.

"Ronaldo outra vez não. Não falo mais. Desculpe mas porquê Cristiano Ronaldo? Estamos aqui para falar da seleção de Portugal. Termina aqui Cristiano, não volto a falar de Cristiano Ronaldo", garantiu.

A conferência foi aberta com uma questão sobre os dois jogos com Lituânia e Luxemburgo, os últimos colocados do Grupo. Que Portugal vamos ter nestes dois encontros? Para já, Fernando Santos só quer concentrar-se na Lituânia.

"Em futebol não existem jogos fáceis, o jogo torna-se difícil em virtude daquilo que se faz em campo. Portugal é favorito para estes dois jogos, pela qualidade dos seus jogadores e pela qualidade da sua equipa, mas tem de o demonstrar dentro do campo. Acredito que fará dois bons jogos e vencer", desejou, antes de falar das dificuldades que Portugal poderá encontrar.

"A Lituânia e essas equipas, sempre que jogam contra Portugal, têm uma motivação extra, estão a jogar contra o campeão europeu, todos querem vencer Portugal. Espero uma Lituânia semelhante ao jogo da primeira volta, uma equipa que vai defender e evitar que Portugal faça golo e tentar contra-atacar. Se estivermos como nos bons 80 por cento do jogo da primeira volta, com mais ou menos dificuldades, o golo irá aparecer e iremos vencer. Depois pensaremos no Luxemburgo. Mas vamos estar no Euro2020", garantiu.

E que estratégia se pode usar para tornar o jogo fácil para Portugal?

"A estratégia é a mesma para o jogo de lá. Tivemos algumas dificuldades a partir dos 20 minutos e permitimos contra-ataques. Saíram algumas vezes e gerou algum desconforto. Quando acertámos totalmente o jogo tornou-se mais fácil", atirou.

O Portugal-Lituânia está agendado para as 19h45 e terá arbitragem do francês Ruddy Buquet. Três dias depois, os campeões europeus jogam no Luxemburgo, na despedida do Grupo B.

O agrupamento é liderado pela Ucrânia (19 pontos, em sete jogos), seguido por Portugal (11, em seis), Sérvia (10, em seis), Luxemburgo (quatro, em seis) e Lituânia (um, em sete).

Em caso de vitória nos dois últimos jogos, Portugal assegura o segundo lugar do grupo e o apuramento direto para a fase final do próximo Europeu, independentemente dos resultados obtidos pela Sérvia.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.