João Pedro Sousa fez, ao início da tarde desta terça-feira, a antevisão do jogo com o FC Porto, encontro que marca o regresso das duas equipas ao futebol, depois de quase três meses de paragem. Numa conferência de imprensa pouco habitual, onde os jornalistas, a partir das suas residências, colocaram perguntas de forma virtual, o técnico do Famalicão explicou que não espera grandes mudanças do lado do FC Porto.

O que mudou com a paragem? "Para nós, treinadores, jogadores, diretores, adeptos, foi tudo muito desconhecido, foi uma novidade. Tivemos dificuldades no início dos treinos. O que mudou é que esta paragem é distinto de uma pré-época. Tivemos de nos adaptar as dificuldades, as coisas foram ultrapassadas, mantivemos a metodologia de treino, a forma de preparar o jogo não variou. A preparação do jogo foi igual a todos os outros, continuamos focados em nós. O adversário também importa mas temos essa referência de o FC Porto ser uma equipa boa, fácil de analisar, já sabemos onde é forte. Este jogo foi fácil de preparar mas sabemos que será difícil de disputar."

Que impacto terá recomeçar sem jogos de preparação? "Esta foi uma paragem diferente, longe de ser uma pré-época. Poderá haver dificuldades mas acredito que ao nível das equipas, as alterações táticas e estratégicas, já eram processos consolidados, trabalhou-se muito esses aspetos na paragem. O nível físico é o maior desafio mas estamos preparados para disputar o jogo, sabendo que não vamos estar na forma que acabamos, mas rapidamente vamos chegar a esse nível".

Qual a maior dificuldade? A maior dificuldade e desafio é igual a da sociedade, o isolamento, os contactos essenciais, o trabalho diário,... fazer tudo a distância causa impacto no futebol. Felizmente as coisas estão a voltar a normalidade possível e, com alguma naturalidade, vão estar no ponto em que terminamos.

Espera muitas mudanças? Não, a qualidade das equipas é a mesma, a forma de jogar pode variar um pouco, não houve tempo para nenhuma equipa mudar de forma profunda. As diferenças não se irão notar com a paragem".

O Famalicão-FC Porto, da 25.ª jornada da Primeira Liga, está marcado para às 21h15 desta quarta-feira.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.