Pinto da Costa, presidente do FC Porto, confirmou esta terça-feira o final da carreira de Iker Casillas, que na passada segunda-feira apresentou publicamente a sua candidatura à presidência da Real Federação Espanhola de Futebol (RFEF).

À entrada do Palácio da Justiça, no Porto, onde está a ser ouvido no julgamento do ataque à academia de Alcochete, o presidente dos 'dragões' revelou que o guardião espanhol lhe comunicou a decisão num almoço.

"O Iker Casillas, antes de anunciar a candidatura [à RFEF], veio ao Porto almoçar comigo e comunicar a sua decisão de terminar a carreira. (...) O FC Porto já se congratulou e fiquei muito contente. Teve uma atitude que me comoveu muito", disse à entrada do tribunal, em declarações citadas pelo jornal 'O Jogo'.

Pinto da Costa revelou ainda que o agora candidato à REFF enviou uma mensagem ao plantel, em vídeo, antes do jogo em Guimarães do passado domingo.

"Foi impressionante durante toda a sua carreira, esteve apenas em dois clubes - o FC Porto e o Real Madrid -, e como homem está em atividade plena. Fará falta como pessoa, pois ainda antes do jogo em Guimarães, enviou-nos uma mensagem em vídeo, que ele mesmo filmou e que foi partilhada no nosso balneário, antes do jogo", afirmou.

Casillas anunciou na segunda-feira que será candidato às próximas eleições na Real Federação Espanhola de Futebol, não revelando, no entanto, o seu futuro imediato enquanto jogador. Desde 01 de maio de 2019, altura em que sofreu um enfarte, que o atleta não voltou a jogar.

O guardião, recorde-se, está sem competir desde que sofreu um enfarte do miocárdio em maio do ano passado e tinha adiado para março uma decisão acerca do seu futuro.

"Daqui até março o médico vai ver como é a evolução e, se houver algum risco, o primeiro que não o tomará serei eu", afirmou aos jornalistas espanhóis o guardião, à margem de uma visita às instalações do Club Fútbol Pozuelo, que é apoiado pela Fundação Iker Casillas.

Desde o dia 1 de maio que Casillas está fora dos relvados, depois de ter sofrido um enfarte agudo do miocárdio durante um treino dos 'dragões'.

"Estou bem depois do que aconteceu há quatro meses e 23 dias. Estou a recuperar a forma física, é um processo que não é lento, mas todos os que sofreram um enfarte sabem que a medicação te faz ser cauteloso. São desafios que a vida te coloca e o imporante é que estou aqui a desfrutar deste momento", sublinhou o guarda-redes ex-Real Madrid.

Segundo Casillas, quando chegar o dia de se retirar "pela lei da vida", o próprio será o primeiro a comunicá-lo publicamente. E rematou: "Agora o que há a fazer é recuperar e ver o caminho que o meu corpo toma."

Desde então, não voltou a jogar, mas manteve-se ligado ao FC Porto, permanecendo a dúvida quanto a um regresso à competição, embora o presidente da Liga espanhola, Javier Tebas, tenha chegado a dizer que Casillas admitia voltar.

O futebolista, de 38 anos, oficializa agora o final da carreira enquanto jogador, ainda que o seu último jogo tenha sido disputado em 26 de abril de 2019, com um empate na visita ao Rio Ave (2-2), para a I Liga portuguesa.

Após o enfarte e já no período de recuperação, o FC Porto anunciou que o espanhol iria integrar, enquanto recuperava, o “staff diretivo da equipa de futebol”, mas chegou a inscrevê-lo na I Liga para a atual época.

O guarda-redes chega às eleições da RFEF identificado como uma das figuras mais conceituadas do futebol mundial, após uma carreira em que se notabilizou, sobretudo, na seleção espanhola e no Real Madrid.

Com ‘la roja’ conquistou um Campeonato do Mundo (2010) e dois Europeus (2008 e 2012), além de vários prémios, e nos ‘merengues’ conquistou três Ligas dos Campeões, um Mundial de clubes, uma Taça intercontinental e duas supertaças europeias.

Na Liga espanhola foi campeão cinco vezes, sempre com o seu clube desde a formação, o Real Madrid, pelo qual venceu ainda duas Taças do Rei e quatro supertaças espanholas. Em Portugal, onde chegou 2015/16 para representar o FC Porto, conquistou apenas um título nacional (2017/18) e uma supertaça (2018).

*Artigo atualizado às 14h48

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.