Com cinco jornadas até ao final do campeonato, e com Benfica e FC Porto empatados na frente com 72 pontos, o calendário é cada vez mais apertado para as duas equipas, e cada ponto terá que ser conquistado com sangue, suor e lágrimas.

O próximo desafio dos dragões será contra o Santa Clara, equipa que ocupa uma posição confortável da tabela, no 8.º lugar. Na primeira volta no Dragão, os azuis e brancos venceram por 2-1 em São Miguel, com golos de Tiquinho Soares e Moussa Marega.

Mais complicada, em teoria, será a deslocação a Vila do Conde para o embate frente ao Rio Ave. O que é certo é que nos últimos jogos entre as duas equipas para o campeonato, os azuis e brancos venceram pela margem mínima. Triunfo por 1-2, no ano passado, em casa dos vilacondenses. Já esta temporada, a turma de Sérgio Conceição impôs-se por 2-1, com golos de Brahimi e Marega.

Na 31.ª jornada, o FC Porto recebe o Desportivo das Aves. Na primeira volta, os portistas arrancaram uma vitória a ferros, com um tento de Éder Militão. Com a equipa de Augusto Inácio a precisar de pontos para se manter no escalão maior do futebol em Portugal, será um jogo bastante desafiador para os portistas. E isso antes da deslocação à Madeira, contra o também aflito Nacional, que ocupa o 16.º lugar da tabela. Na primeira volta, o portistas triunfaram por 3-1, com um bis de Yacine Brahimi e outro tento de Tiquinho Soares.

Se os homens de Sérgio Conceição somarem só por vitórias os encontros até à 33.ª jornada, no derradeiro encontro têm um teste de máximo grau de dificuldade frente ao Sporting. Caso se mantenha a diferença pontual para o SC Braga, os leões precisam de vencer para manterem o último lugar no pódio e procuram despedir-se, com prestígio, da edição 2018/2019 da I Liga. Já os azuis e brancos não podem vacilar e poderá ser este o jogo decisivo com vista à entrega do ceptro de campeão nacional. Na temporada passada, o FC Porto venceu o Sporting por 2-1: Marcano e Brahimi marcaram os golos dos portistas. Rafael Leão apontou o único golo do Sporting.

Calendário do FC Porto até final da I Liga:

30.ª jornada: FC Porto - Santa Clara

31.ª jornada: Rio Ave - FC Porto

32.ª jornada: Desportivo das Aves - FC Porto

33.ª jornada: Nacional - FC Porto

34.ª jornada: FC Porto - Sporting

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.