Líder isolado da I Liga aquando da interrupção da prova ditada pela pandemia da COVID-19, o FC Porto vai visitar o terreno do sétimo classificado e 'equipa sensação' da prova, o Famalicão, no retomar da competição, quase três meses depois, em partida da 25.ª jornada.

Com um ponto de avanço no topo da tabela sobre o mais direto perseguidor, o Benfica, que só entrará em campo na quinta-feira, os 'dragões' vão procurar colocar alguma pressão sobre as 'águias' com um triunfo sobre uma equipa que, aquando da suspensão da prova, vinha de apenas um triunfo nos últimos dez jogos disputados. Esse triunfo, porém, aconteceu precisamente na receção a outro 'grande', o Sporting, no último encontro disputado em casa pelo conjunto famalicense.

Ainda se lembra desta edição da I Liga? Benfica perdeu força em 2020 e entregou 'trono' ao FC Porto. Sporting e Braga em luta acesa
Ainda se lembra desta edição da I Liga? Benfica perdeu força em 2020 e entregou 'trono' ao FC Porto. Sporting e Braga em luta acesa
Ver artigo

A dificultar a vida do FC Porto estarão duas 'baixas' no seu setor mais recuado. Alex Telles, uma das principais figuras da equipa na presente temporada, vai cumprir castigo e Ivan Marcano, habitual titular no centro da defesa, lesionou-se com gravidade no regresso aos treinos e não jogará mais esta temporada.

Histórico de confrontos

Ao todo, FC Porto e Famalicão já se defrontaram, no conjunto de todas as competições, por 18 vezes em competições oficiais e os 'dragões' venceram por 12 ocasiões e perdendo por apenas três. Contudo, dos últimos seis encontros entre as duas equipas o FC Porto só ganhou três, um deles no prolongamento.

Duas das três derrotas já sofridas pelo FC Porto ante o Famalicão aconteceram no terreno do conjunto famalicense e a mais recente teve lugar precisamente no último encontro que os 'dragões' aí disputaram. Foi para a fase de grupos da edição 2015/16 da Taça da Liga, com o Famalicão a vencer por 1-0, a 20 de janeiro de 2016, numa partida em que o FC Porto foi orientado por Rui Barros, que fazia então a transição entre os reinados de Julen Lopetegui e José Peseiro. Essa foi, também, a única visita do FC Porto a Famalicão no presente século.

Em jogos da I Liga, o Famalicão não vence o FC Porto desde março de 1993, quando triunfou por 1-0 no Estádio das Antas. Na primeira volta, à 8ª jornada, o FC Porto recebeu e venceu o Famalicão por 3-0. Foi a primeira derrota sofrida pela turma orientada por João Pedro Sousa na presente edição da I Liga. Luis Diáz, Tiquinho Soares e o jovem Fábio Silva assinaram os golos dos 'dragões'.

Guia de Forma

O FC Porto atravessava uma série de sete jogos seguidos sem perder para a I Liga - seis vitórias, um empate - aquando da interrupção da prova. Esse empate, contudo, surgiu precisamente no último encontro antes do interregno competitivo, a 7 de março, na recepção ao Rio Ave (1-1). Fora de portas, em jogos da I Liga, os 'dragões não perdem desde a primeira jornada (derrota por 2-1 no terreno do Gil Vicente). Desde então, somaram nove vitórias nas suas últimas 11 deslocações na prova, tendo triunfado nas últimas cinco partidas que jogaram fora do seu estádio.

Máscaras nos bancos, desinfeção de bolas e silêncio ensurdecedor. Quais são as regras para o reinício da I Liga?
Máscaras nos bancos, desinfeção de bolas e silêncio ensurdecedor. Quais são as regras para o reinício da I Liga?
Ver artigo

Por seu lado, o Famalicão atravessava, por alturas da suspensão da competição, uma das suas piores séries da temporada, com apenas um triunfo nos seus últimos dez jogos no conjunto de todas as competições. Nos últimos cinco jogos em casa para a I Liga apenas ganhou um (o último, frente ao Sporting), depois de ter começado a temporada com cinco triunfos caseiros nas cinco primeiras partidas disputadas como anfitrião nesta sua época de regresso ao escalão principal do futebol português.

O que dizem os treinadores

Na antevisão da partida, João Pedro Sousa, treinador do Famalicão, admitiu que este jogo com o FC Porto "foi fácil de preparar", explicando que não espera grandes mudanças do lado do FC Porto.

"Tivemos de nos adaptar as dificuldades, as coisas foram ultrapassadas, mantivemos a metodologia de treino, a forma de preparar o jogo não variou. A preparação do jogo foi igual a todos os outros, continuamos focados em nós. O adversário também importa mas temos essa referência de o FC Porto ser uma equipa boa, fácil de analisar, já sabemos onde é forte. Este jogo foi fácil de preparar mas sabemos que será difícil de disputar", referiu.

Já Sérgio Conceição, treinador do FC Porto, frisou que a paragem competitiva "não beneficiou ninguém" e abordou também o facto de o jogo ir ser disputado sem espectadores na bancada.

"Esta paragem não beneficiou ninguém. Não quero entrar em medições e ver quem pode ser mais ou menos beneficiado. Acho que foi mau para toda a gente, não só no futebol, mas em toda a sociedade. Vai ser diferente entrar num jogo sem público. Faltam os condimentos necessários para se ter uma boa salada, vinagre, azeite, sal... mas se tivermos fome, temos de a comer. Temos de ir lá para dentro como se o estádio estivesse lotado com adeptos do Famalicão e com adeptos do FC Porto a apoiar do primeiro ao último minuto, como fazem sempre", sublinhou.

'Onzes' prováveis

No Porto, Alex Telles (castigado) e Ivan Marcano (lesionado) não vão poder dar o seu contributo à equipa. O japonês Nakajima não tem treinado com os colegas nos últimos dias e também deverá ficar de fora. Do lado do Famalicão não há notícia de qualquer jogador indisponível.

Famalicão: Defendi; Riccieli, Roderik, Pérez, Racine; Gustavo Assunção, Pote, Racic; Diogo Gonçalves, Fábio Martins, Toni Martínez.

FC Porto: Marchesín; Corona, Pepe, Mbemba, Manafá; Danilo, Sérgio Oliveira, Luiz Diáz, Otávio; Marega, Tiquinho Soares.

O árbitro

Nuno Almeida foi o árbitro escolhido para dirigir o embate entre Famalicão e FC Porto e vai contar com a assistência de André Campos e Venâncio Tomé. David Silva é o 4º árbitro, enquanto Luís Ferreira foi nomeado VAR e Nélson Cunha como AVAR.

Será a terceira vez que dirigirá um encontro do FC Porto esta temporada, sempre na condição de visitante, tendo estado, curiosamente, naquela que foi a única derrota dos 'dragões' fora de portas na I Liga até ao momento.

Do Famalicão, este será o segundo encontro dirigido esta época pelo 'juiz' da Associação de Futebol do Algarve, depois de ter estado na derrota caseira dos famalicenses ante o Santa Clara.

Famalicão e FC Porto vão entrar em campo a partir das 21h15 desta quarta-feira, 3 de junho. Poderá acompanhar tudo AO MINUTO aqui, no SAPO Desporto.

SAIBA TUDO SOBRE O REGRESSO DA I LIGA PORTUGUESA  NO NOSSO 'ESPECIAL'

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.