"Este clube é enorme. Sei que tenho potencialmente um grande trabalho em mãos". Foi assim que José Mourinho abriu a conferência de imprensa da sua apresentação oficial como novo treinador do Tottenham, que decorre no início da tarde desta quinta-feira no centro de treinos da formação londrina, já depois de ter deixado uma palavra ao seu antecessor.

"Esta será sempre a sua casa. Estou certo de que não tardará a encontrar outra grande equipa para treinar", afirmou, dirigindo-se a Mauricio Pochettino.

O técnico português confessou, de seguida, que sabia iria acabar por ter um clube para treinar a meio desta época, e que já estava preparado para que, quando tal acontecesse, não tivesse muito tempo para se preparar. "Sentia que iria conseguir um clube a meio da temporada e sabia que me iria deparar com uma situação em que só teria um ou dois dias antes do meu primeiro jogo".

Um Mourinho renovado

Ao abraçar este novo desafio na sua carreira, o 'special one' afirma-se um treinador renovado, que aprendeu com o passado. "Tive tempo de pensar em muitas coisas enquanto estive parado. Percebi que durante minha carreira cometi alguns erros e tenho a certeza de que não vou repetir esses mesmos erros. Vou, certamente, cometer erros diferentes.", frisou.

Há, porém, aspetos que não mudam no discurso de Mourinho e na sua maneira de ser. "Quando não venço, não fico feliz. Não posso mudar isso. Se ficas feliz ao perder jogos, será difícil seres um vencedor em qualquer momento da tua carreira. O controlo emocional para manter a auto-confiança é fundamental," sublinhou, antes de dizer que sempre se considerou uma pessoa humilde. "Sempre fui humilde. O problema é que vocês nunca perceberam perceberam isso. Fui sempre humilde, à minha maneira", acrescentou.

"Visto o pijama do clube e durmo com ele"

Mourinho prosseguiu referindo-se ao seu estado de espírito à entrada para esta sua quarta passagem por Inglaterra, no terceiro clube diferente: "Do ponto de vista emocional, estou relaxado, motivado e a postos. E acho que os jogadores sentiram isso nestes dois dias. Estou pronto e estou aqui para apoiá-los".

Depois, jurou fidelidade ao Tottenham, apesar da ligação afetiva que terá ao Chelsea e a outros clubes por onde passou. "Sou o Sr. FC Porto, o Sr. Real Madrid e Sr. de outros clubes. Sou do clube onde estou. Visto o pijama do clube e durmo com ele. Sou um homem do clube, mas sou um homem de vários clubes".

Feliz com o plantel à disposição e sem muitas mudanças...para já

Houve ainda tempo para falar de reforços, com Mourinho a negar que, para já, esteja a pensar em mexer no plantel. "Não necessito de novos jogadores. Preciso é de conhecer estes melhor. Conheço-os bem, mas é sempre diferente quando se passa a lidar com eles no dia a dia. Disse-lhes que foi por causa deles que vim para aqui."

Quanto ao estilo de jogo que pretende implementar na equipa, o antigo técnico de Chelsea e Manchester United em Inglaterra garantiu que no imediato não irá introduzir grandes novidades. "A equipa irá jogar de forma muito semelhante ao que fazia. Claro que tentarei acrescentar detalhes, e, por vezes, os detalhes fazem a diferença. A pouco e pouco tentaremos deixar uma impressão digital. O estilo de jogo tem de se adaptar à cultura do clube e dos jogadores que aqui estão."

Igual a si mesmo a fechar

A terminar, Mourinho falou sobre a situação em que encontra os 'spurs' e garantiu que na próxima época a equipa vai lutar pelo título. "Não podemos vencer a Premier League esta época. Na próxima época não digo que a vamos ganhar, mas digo que a podemos ganhar."

Questionado sobre se não estaria este Tottenham a acusar a derrota na final da Liga dos Campeões da temporada passada, o 'special one' mostrou-se igual a si mesmo. "Não sei, não consigo responder a isso. Eu nunca perdi uma final da Liga dos Campeões".

Antes de concluir a conferência de imprensa, e em jeito de 'alfinetada' ao seu antigo clube, o Manchester United, deixou um elogio à "maravilhosa estrutura" que encontrou no Tottenham, que lhe permitirá "não ter de se preocupar com outras coisas à sua volta"

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.