A uma jornada do fim da fase de grupos da Liga Europa, são já 13 as equipas que garantiram por esta via um lugar nos 16 avos-de-final da prova: AZ Alkmaar, Basileia, Celtic, Espanhol, Gent, Manchester United, Sevilha, Wolfsburgo, Wolverhampton, SC Braga, APOEL Nicósia, LASK Linz e Sporting . O Porto é uma das que luta pelas vagas ainda em aberto e o Benfica é uma das que poderá vir da Liga dos Campeões. Fazemos o ponto de situação.

Grupo A: Tudo decidido. O Sevilha já garantiu o primeiro lugar, pelo que terá estatuto de cabeça-de-série no sorteio agendado para 13 de Dezembro, e o APOEL, do Chipre, será segundo classificado. Pelo caminho ficam o Qarabağ, do Azerbaijão, e o Dudelange, do Luxemburgo.

Grupo B: Copenhaga (que lidera com nove pontos), Malmö (segundo, com oito) e Dinamo de Kiev (terceiro, com e Copenhaga) seguem na luta, ainda sem que nenhuma equipa tenha garantido o apuramento. O Dínamo recebe o já eliminado Lugano na última jornada e se ganhar por dois golos apura-se de certeza, como segundo classificado, visto que Copenhaga e Malmo se defrontam no outro jogo. Um jogo em que, quem ganhar se apurará como primeiro classificado. Em caso de empate, Copenhaga apura-se como vencedor do grupo e Malmo fica pelo caminho se o Dínamo vencer, visto que a turma ucraniana tem vantagem sobre os suecos no confronto direto.

Grupo C: Mesmo tendo perdido esta quinta-feira na Rússia o Basileia já está qualificado e será primeiro classificado se ganhar na recepção ao já eliminado Trabsonzspor na última jornada, ou se empatar e também houver empate no outro jogo, que em Espanha oporá Getafe e Krasnodar. Estas duas equipas vão decidir numa 'finalíssima' a segunda vaga nos 16 avos-de-final. Os dois somam, neste momento, nove pontos, e o empate chega ao Getafe, que ficará com vantagem no duelo direto depois de ter ganho na Rússia.

O que falta decidir na fase de grupos da Liga dos Campeões
O que falta decidir na fase de grupos da Liga dos Campeões
Ver artigo

Grupo D: No grupo do Sporting falta decidir quem fica em primeiro e quem fica em segundo. Os 'leões' jogam na Áustria com o também já apurado LASK Linz e, se empatarem ou ganharem ficam no topo; se perderem caiem para segundo. PSV e Rosenborg estão afastados e vão defrontar-se em Eidnhoven apenas com a honra em jogo.

Grupo E: O Celtic já assegurou o primeiro lugar. A discutir o segundo posto partem, para a derradeira jornada, Cluj (nove pontos) e Lázio (seis pontos). A turma romena recebe o Celtic e se empatar ou ganhar estará na próxima fase da prova. Se perder e a Lázio triunfar na deslocação ao terreno do já eliminado Rennes, será a turma italiana a passar, visto ter vantagem no confronto direto com a formação da Roménia.

Grupo F: O Vitória de Guimarães, com dois pontos, já está fora da corrida mas pode ter um papel importante nas contas do apuramento: se ganhar ao Eintracht em Frankfurt na última jornada e o Standard de Liège vencer, em casa, o Arsenal, serão belgas e ingleses a seguir em frente, ficando alemães pelo caminho. Caso, pelo contrário, a turma alemã voltar a derrotar os vimaranenses, então tem o apuramento garantido e até pode ser primeira classificada se o Arsenal não vencer na Bélgica.

Os 'gunners', por seu lado, garantem o apuramento se não perderem, enquanto o Standard de Liége também só depende de si...apura-se de certeza se bater os londrinos por...5-0. A confusão pode instaurar-se, porém, se o Eintracht empatar com o Vitória e os belgas vencerem por qualquer resultado. Aí, Arsenal, Eintracht e Vitória ficariam todos com 10 pontos e seria a diferença de golos nos jogos entre os três a decidir...

Grupo G: O FC Porto subiu ao segundo lugar com o triunfo de quinta-feira na Suíça e, se vencer na recepção ao Feyenoord, apura-se garantidamente e até pode ganhar o grupo se o Young Boys não em Glasgow com o Rangers. A turma escocesa apura-se com um empate e garante por si o primeiro lugar se vencer os suíços, que por sua vez se apuram com uma vitória, podendo ganhar o grupo se o Porto não ganhar ao Feyenoord. Já a turma holandesa, de momento no quarto lugar, também ainda se pode apurar. Para tal precisa de vencer no Estádio do Dragão e esperar que o Young Boys perca na Escócia. É o único grupo em que ainda todas as equipas se podem apurar.

Grupo H: O Espanyol já ganhou o grupo. O segundo lugar vai ser discutido num frente-a-frente entre Ludogorets e Ferencvárosi na Bulgária. O empate serve aos búlgaros, que somam sete pontos, contra seis dos húngaros. Fora da corrida está já o CSKA, turma de Moscovo que visita Barcelona na última ronda.

Liga Europa: Resultados da 5.ª jornada e equipas já apuradas para os 16-avos-de-final
Liga Europa: Resultados da 5.ª jornada e equipas já apuradas para os 16-avos-de-final
Ver artigo

Grupo I: Gent e Wolfsburgo estão apurados. Os belgas lideram com nove pontos, contra oito dos alemães e os dois vão jogar em casa na derradeira jornada, recebendo, respetivamente, os já eliminados Olexandyia e Saint-Étienne. Caso terminem com os mesmos pontos - o que sucederá se o Gent perder e o Wolfsburgo empatar, serão os belgas a vencer o grupo, visto terem vantagem no confronto direto.

Grupo J: Tudo por decidir no que toca aos apurados. O Wolfsberger está eliminado, mas Borussia Mönchengladbach (que lidera com 8 pontos), Roma de Paulo Fonseca (segunda, também com oito pontos) e Istambul Basaksehir (terceiro, com sete) ainda lutam pelos 16 avos-de-final. A turma italiana recebe os já afastados austríacos e apura-se se vencer, podendo também apurar-se se empatar, caso o Istambul não triunfe na deslocação à Alemanha. Já a formação turca também só depende de si e segue em frente se triunfar em Mönchengladbach, onde a turma da casa só precisa de empatar para se apurar, fincando no primeiro lugar do grupo se vencer, ou se empatar e a Roma não triunfar.

Grupo K: Com o empate de quinta-feira no Minho, Braga e Wolveramphton estão apurados, com Besiktas e Slovan Bratislava pelo caminho. O Braga soma mais um ponto do que a equipa de Nuno Espírito Santo e para ficar no primeiro lugar precisa de fazer na Eslováquia, na última jornada, frente ao Slovan, o mesmo resultado que o Wolves fizer na recepção aos turcos, mas mesmo perdendo poderá terminar no topo, se a equipa inglesa não somar os três pontos.

Grupo L: Manchester United (primeiro, com 10 pontos) e AZ Alkmaar (segundo, com 9) têm presença garantida nos 16 avos-de-final. Resta saber quem terminará na frente. As duas vão medir forças em Old Trafford e o empate chega aos 'red devils' para ficarem no topo. No outro jogo, os já eliminados Astana e Partizan vão defrontar-se em Belgrado sem nada, excepto o orgulho, em jogo.

Quem virá da 'Champions'?

Os grupos da Liga Europa ditarão o nome de 24 apurados para os 16 avos-de-final. Os restantes oito transitarão da fase de grupos da Liga dos Campeões. No final da quinta jornada da fase de grupos da Champions ainda não há nenhuma equipa que tenha o terceiro lugar definido. Olhando para as classificações atuais, as oito equipas a seguirem para a Liga Europa seriam Club Brugge (grupo A), Estrela Vermelha (grupo B), Dinamo Zagreb (grupo C), Bayer Leverkusen (grupo D), Salzburgo (grupo E), Dortmund (grupo F), Olympique Lyon (grupo G) e Chelsea (grupo H).

Mas equipas como Galatasaray (Grupo A), Olympiacos de Pedro Martins (Grupo B), Shakhtar de Luís Castro e Atalanta (Grupo C), Atlético Madrid (Grupo D), Liverpool e Nápoles (Grupo E), Inter (Grupo F), Benfica e Lyon (Grupo G) e Ajax e Valência (Grupo H) ainda podem, matematicamente ir lá parar.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.