A UEFA espera terminar a temporada da Liga dos Campeões "até o fim do mês de agosto", disse Aleksander Ceferin, presidente do organismo que rege o futebol europeu, esta quarta-feira (20) em entrevista ao diário desportivo português 'Record'.

"O nosso plano é terminar (a Champions) até o fim de agosto. Acredito que vai funcionar (...) Nunca se sabe o que vai acontecer, mas as coisas parecem estar a acalmar", respondeu Ceferin ao ser questionado sobre a data limite para concluir a temporada da Liga dos Campeões, suspensa desde março devido à pandemia de COVID-19.

"Cerca de 80% das ligas europeias vão ser retomadas. Não vejo por que a Liga dos Campeões e a Liga Europa não poderiam ser disputadas", afirmou o mandatário.

Os planos, não oficialmente confirmados, apontariam para o regresso das competições europeias no início de agosto, após o fim dos campeonatos nacionais, embora a maioria destas ligas ainda não tenham datas definidas para o regresso e para a conclusão.

"O velho futebol, com adeptos, vai voltar"

Durante as reuniões com suas associações, em final de abril, a UEFA tinha definido o dia 3 de agosto como uma possível data limite de referência para a conclusão dos campeonatos nacionais.

Na semana passada, Ceferin explicou que se tratava de uma recomendação, "uma data provisória, não oficial", em carta enviada a Jean-Michel Aulas, presidente do Lyon.

"O futebol não mudou depois da Segunda Guerra Mundial ou da Primeira, e não mudará por causa de um vírus", afirmou o presidente da UEFA, que disse estar convencido de que o Euro2020, adiada para 2021, poderá ser disputado.

"Não vejo por que não poderia ser disputada. Não acho que o vírus vá durar para sempre... Já sabemos coisas sobre o vírus. Sou otimista", opinou.

Numa outra entrevista, publicada pelo jornal britânico 'The Guardian', Ceferin mostrou-se confiante no regresso do público aos estádios em breve.

A Alemanha retomou as competições de futebol profissional no último fim de semana, mas com jogos à porta fechada, enquanto que a maioria dos campeonatos europeus pretende adotar esta mesma medida de segurança para evitar a propagação da COVID-19.

"Tenho absoluta certeza, a nível pessoal, de que o velho futebol, com adeptos, estará de volta em breve", afirmou Ceferin.

Na altura da suspensão da Liga dos Campeões, jogava-se os oitavos-de-final da prova.

Já estavam apuradas pra os 'quartos' o Atlético de Madrid, o Paris Saint-Germain, a Atalanta e o RB Leipzig. Restam quatro jogos da segunda-mão dos duelos dos oitavos-de-final a disputar (Manchester City-Real Madrid, Barcelona-Nápoles, Juventus-Lyon, Bayern de Munique-Chelsea).

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.