É hoje, é mesmo hoje que Lisboa recebe a inédita 'final 8' da Champions, isto quase 65 anos depois da capital ter recebido o primeiro jogo da competição, na altura chamada Taça dos Clubes Campeões Europeus.

Especial Liga dos Campeões: Acompanhe todas as decisões com o SAPO Desporto!

Foi ao Sporting, como representante de Portugal que coube a honra de participar na edição inaugural. A participação era feita por convite e a estreia teve lugar no Estádio Nacional no Jamor no dia 10 de julho de 1956 frente ao Partizan de Belgrado.

Os verdes e brancos tinham dominado o futebol nacional nos últimos anos, daí o convite, apesar do terceiro lugar no campeonato do ano anterior. Era o resquício dos 'Cinco Violinos', equipa que fez história entre o final dos anos 40 e início dos anos 50.

UEFA recordou que o primeiro jogo da Taça dos Campeões Europeus disputou-se em Portugal.
UEFA recordou que o primeiro jogo da Taça dos Campeões Europeus disputou-se em Portugal.

Dos violinos, essa linha avançada de luxo dos verdes e brancos, só dois ainda subsistiam no clube por altura desse jogo histórico europeu: Eram eles Manuel Vasques e José Travassos, como recorda o portal da UEFA.

O jogo haveria de terminar empatado a três bolas. Martins (14, 78) e Quim (65), começaram dar vantagem aos azuis e brancos Milutinović (45, 50, Bobek 73) deram a volta ao marcador na segunda parte.

Recorde os onzes das duas equipas:

Sporting: Carlos Gomes, Manuel Caldeira, João Galaz, Armando Barros, Manuel Passos (cap), Juca, Hugo Sarmento, Manuel Vasques, João Martins, José Travassos, Quim.

Partizan: Slavko Stojanović; Bruno Belin, Čedomir Lazarević, Ranko Borozan, Branko Zebec, Božidar Pajević, Prvoslav Mihajlović, Miloš Milutinović, Marko Valok, Stjepan Bobek (cap), Anton Herceg.

Especial Liga dos Campeões: Acompanhe todas as decisões com o SAPO Desporto!

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.