A participação na fase de grupos da Liga dos Campeões garantirá a cada clube um valor mínimo de 7,1 milhões (3,8 pela participação e 550 000 por cada jogo disputado).

A estes valores acrescem os prémios pela vitória (800 000) e pelo empate (400 000).

As 16 equipas que garantirem presença nos oitavos-de-final vão receber mais três milhões de euros, enquanto a qualificação para os "quartos" permitirá arrecadar mais 3,3 milhões, e para as "meias" quatro milhões.

De acordo com a UEFA, o vencedor da final da Liga milionária arrecadará nove milhões de euros, enquanto o finalista vencido deverá receber 5,2 milhões.

Um clube que ganhe todos os jogos receberá no total e só de prémios desportivos, 31,2 milhões de euros.

A UEFA prevê ainda distribuir 337,8 milhões de direitos televisivos, que serão atribuídos proporcionalmente de acordo com os mercados nacionais.

No que se refere a Portugal, que se situa entre o sétimo e o 13.º lugar do ranking da UEFA, o FC Porto deverá receber 65 por cento da verba, enquanto o Sporting, caso se qualifique, ficará com os restantes 35 por cento (no caso dos leões não participem na Champions o FC Porto recebe a totalidade do "market pool" respeitante a Portugal).

Do total da verba, 55 milhões serão destinados aos clubes que disputam os "play-off" de acesso à fase de grupos.

O Sporting, que na terceira eliminatória de acesso à Liga dos Campeões eliminou o Twente, da Holanda, já arrecadou 2,23 milhões de euros.

O sistema de distribuição prevê que 75 por cento do valor recebido de direitos televisivos e contratos comerciais, enquanto os restantes 25 por cento ficarão para o organismo que gere o futebol europeu.

O sorteio da fase de grupos realiza-se a 27 de Agosto no Mónaco, estando a final, que pela primeira vez se disputará a um sábado, está marcada para 22 de Maio, em Madrid.

Participação no "play-off": 2,23 milhões de euros

Participação na fase de grupos: 7,1 milhões de euros

Vitória em jogo disputado na fase de grupos: 800 000 euros

Empate em jogo disputado na fase de grupos: 400 000 euros

Participação nos oitavos-de-final: 3 milhões de euros

Participação nos quartos-de-final: 3,3 milhões de euros

Participação nas meias-finais: 4 milhões de euros

Vitória na LC: 9 milhões de euros

Finalista vencido: 5,2 milhões de euros

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.