O Liverpool somou, no último sábado, a sexta Champions da sua história, ao bater o Tottenham por 2-0 no Wanda Metropolitano, em Madrid. Com base nos dados recolhidos pela Opta, aqui ficam alguns dados estatísticos e curiosidades em torno deste duelo.

- Foi a segunda final da Taça dos Campeões Europeus/Liga dos Campeões apenas com equipas inglesas, com o Manchester United a derrotar o Chelsea nos penáltis em 2008.

- Foi a primeira final da Champions League entre duas equipas que não conseguiram vencer nos seus respetivos grupos, desde o Inter de Milão-Bayern Munique em 2010.

- Jürgen Klopp alcançou a sua terceira final na Liga dos Campeões, tendo perdido com o Liverpool na época passada e com o Borussia Dortmund em 2013. É caso para dizer que 'à terceira é de vez'. O alemão é o quarto treinador a conquistar a liga milionária pelos 'reds', depois de Bob Paisley, Joe Fagan e Rafa Benitez.

- Mauricio Pochettino é o terceiro treinador do Tottenham a conduzir o clube a uma grande final europeia, depois de Bill Nicholson e Keith Burkinshaw. Foi apenas a segunda final que o argentino alcançou durante o seu tempo como treinador na Europa, após a final da Taça da Liga 2015 com os 'spurs' (0-2 contra o Chelsea).

- Alexander-Arnold tornou-se o primeiro jogador com menos de 21 anos (tem 20 anos e 237 dias) a começar de início em finais consecutivas da Liga dos Campeões.

- O golo de Salah, aos 01:48 minutos de jogo, é o segundo golo mais rápido de uma final da Champions. O mais rápido pertence a Paolo Maldini (00:50) com o AC Milan, frente ao... Liverpool (2005).

- O Tottenham chegou ao intervalo em desvantagem em todas as partidas realizadas esta temporada na Liga dos Campeões (13). Destas 13, os 'spurs' acabaram por vencer 6 e empatar 2.

- Harry Kane tocou apenas 11 vezes na bola durante a primeira parte da final contra o Liverpool, menos do que qualquer outro jogador em campo.

- O Liverpool foi a primeira equipa a vencer a final da Champions com menos posse de bola que o adversário (35.4%) desde que o Inter de Milão, na altura orientado por José Mourinho, bateu o Bayern Munique em 2010.

- O Liverpool conquistou a sexta Liga dos Campeões da sua história, duas vezes mais que qualquer outra equipa inglesa (Manchester United tem três, por exemplo).

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.