O Benfica manteve o histórico e continua sem perder em casa frente a equipas francesas.

Frente ao Lyon e com golos de Rafa e Pizzi, as ‘águias’ somaram a sua primeira vitória nesta edição da Liga dos Campeões. Depay marcou o golo do Olympique Lyon.

Liga dos Campeões: Benfica nunca perdeu em casa com franceses
Liga dos Campeões: Benfica nunca perdeu em casa com franceses
Ver artigo

O JOGO: RAFA CHEGOU, MARCOU... E SAIU

Bruno Lage gosta de surpreender nos onzes iniciais para os jogos europeus e o jogo desta quarta-feira, contra o Olympique Lyonnais não foi excepção.

O setubalense deixou Pizzi no banco e fez entrar Cervi. Também Rafa, regressado de lesão, voltou à titularidade, ao contrário de Raul de Tomás, que tal como frente ao Zenit, começou no banco.

Dificilmente os encarnados podiam pedir melhor inicio com Rafa, a chegar, ver e marcar.

Quatro minutos depois do apito inicial e após grande confusão à entrada da área, Cervi coloca a bola no português que bate Anthony Lopes e causa a primeira explosão de alegria na Luz.

LC: SL Benfica vs Olympique Lyon
Rafa festeja o seu primeiro golo na Champions. EPA/MANUEL DE ALMEIDA

E foi mesmo chegar e marcar, porque depois de 18 minutos em campo, o internacional português mostrou-se queixoso e a equipa técnica do Benfica não arriscou, fazendo entrar Pizzi para o lugar do marcador do primeiro golo.

O Benfica ia controlando o jogo e somando algumas oportunidades de golo: aos 27 minutos, Seferovic, depois de uma falha da defesa do Lyon o colocar na cara do golo, falhou com um remate a sair muito ao lado.

Ainda que as oportunidades não tenham sido muitas, o Benfica demonstrou mais eficácia chegando ao golo no único remate enquadrado do jogo nos primeiros 45 minutos.

O Benfica recomeçou a partida com o ‘pé no acelerador’ e causou muito perigo quando, aos 48 minutos, ficou alojado durante alguns momentos na grande área do Lyon, a bola andou pelos pés dos jogadores do Benfica sem nenhum tentar o remate e acabou por ser a defesa do Lyon a rematar a bola dali para fora.

Aos 64 minutos, só a trave impediu o Lyon de empatar a partida: o remate de Cornet é cortado por Ferro e a bola, já com Vlachodimos batido, bate na trave impedindo a igualdade na Luz.

A jogada serviu de aviso: o Lyon ia crescendo na partida aumentando a presença na grande área benfiquista.

Mas o aviso não foi recebido pelo Benfica e o golo ‘francês’ acabou mesmo por acontecer.

Aouar cruza da direita e Depay, sem marcação, fez o primeiro para o Lyon. Estava feito o empate no Estádio da Luz.

LC: SL Benfica vs Olympique Lyon
Depay celebra o golo do empate. RODRIGO ANTUNES/LUSA créditos: © 2019 LUSA - Agência de Notícias de Portugal, S.A.

Com o golo, o Lyon ganhou outro folgo e ia causando mais perigo às ‘águas’, mas eis que um português veio dar uma ajudinha ao Benfica.

Anthony Lopes agarra a bola e repõe-a diretamente… para os pés de Pizzi (minutos antes tinha atirado uma bola ao poste) que de primeira, colocou a ‘redondinha’ no fundo da baliza francesa.

O guarda-redes estava desolado enquanto a Luz rebentava de alegria, inclusive com muito do banco do Benfica a entrar em campo para festejar o tento que deu a primeira vitória ao Benfica nesta edição da Liga dos Campeões.

Num jogo que contou com apenas quatro remates enquadrados à baliza (dois para cada equipa), ganhou o mais eficaz: dois remates, dois golos do Benfica.

O Benfica somou assim os seus primeiros pontos na prova milionária e volta a vencer na Champions, onde já não vencia desde dezembro do ano passado, quando derrotou o AEK, da Grécia, em casa por 1-0.

Ainda assim, a equipa de Bruno Lage mantém-se na ultima posição do grupo G com três pontos. O Leipzig é o primeiro classificado com seis pontos, seguido do Zenit e do Lyon com quatro pontos.

MOMENTO DO JOGO: O erro de Anthony Lopes.

A oferta de Lopes não foi apenas de um golo para o Benfica: além de dar o 2.º golo ao Benfica numa altura em que o Lyon estava em ascendente, o erro deu a primeira vitória dos 'encarnados' na Champions deste ano e mantém a esperança de chegar aos oitavos de final da prova milionária.

LC: SL Benfica vs Olympique Lyon
Colegas de equipa confortam Anthony Lopes, depois do erro que deu o golo às 'águias'. EPA/RODRIGO ANTUNES

MELHOR EM CAMPO: Pizzi

Entrou mais cedo do que estava à espera para o lugar do marcador do primeiro tento Rafa, mas entrou bem.

O habitual capitão das ‘águias’ (hoje a braçadeira esteve no braço de Rúben Dias) mostrou-se seguro e a sua reação rápida permitiu aproveitar o erro de Anthony Lopes e fazer o golo da vitória, sendo que momentos antes do golo, já tinha atirado uma bola com estrondo ao poste da baliza francesa.

LC: SL Benfica vs Olympique Lyon
Pizzi aproveitou o erro de Anthony Lopes e fez o golo da vitória. EPA/RODRIGO ANTUNES

PIOR EM CAMPO: Anthony Lopes

O jogo fica marcado pelo erro do guarda-redes português, numa altura em que o Lyon até estava por cima do jogo. Num jogo de poucos remates, Anthony Lopes acabou por ser fulcral no resultado final.

REACÇÕES

Lage: "Também caiu do céu o golo do Zenit, em qualquer lado é um grande golo"

Florentino: "Vitória dá-nos confiança para os próximos jogos"

Vinicius: "Titularidade? É passo a passo"

Gedson e o golo de Pizzi: "Foi um lance caricato"

Gabriel: "Sabíamos que ia ser difícil e o resultado é muito bom"

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.