Depois de quatro vitórias nas quatro primeiras jornadas, a Inglaterra sofreu, esta sexta-feira, na República Checa a primeira derrota no apuramento rumo ao Euro 2020.

Mas há outro dado que salta à vista. A seleção inglesa pôs fim a uma impressionante série de 43 jogos consecutivos sem perder, voltando a sentir dez anos depois o sabor amargo da derrota em jogos de qualificação para fases finais de competições de seleções.

A última derrota dos três leões neste contexto aconteceu a 10 de outubro de 2009. Na altura, a seleção de Inglaterra perdeu por 1-0 frente à Ucrânia na qualificação para o Mundial 2010. Com Fabio Capello no comando, o golo dos ucranianos foi marcado por Andriy Shevchenko, atual selecionador da equipa ucraniana.

Se olharmos apenas para fase de qualificação de um Campeonato da Europa o registo é ainda mais impressionante. A turma de Gareth Southgate não perdia para um encontro de apuramento para um Europeu desde novembro de 2007, numa derrota caseira por 3-2 frente à Croácia.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.