O Clube Sportivo Mindelense comemora, a partir deste sábado, o centenário da sua existência, que vai ser marcado por várias actividades, mas também pelo “esforço” de transformar a “grande massa de adeptos” em mais sócios para o clube.

Este desafio que, segundo o presidente do clube, Daniel Jesus, avançou à Inforpress, os “Leões do Norte” pretendem atingir ainda nestas comemorações deste centenário (1919-2019), a ser assinalado até o final do ano, porque apesar da “grande massa de adeptos”, que angariaram nestes vários de existência, ainda não os vêem traduzidos no número de sócios.

“Este tem sido o nosso dilema, que queremos mudar a partir de agora e esperemos que seja com estes festejos de 100 anos”, assinalou este responsável, que adiantou um número de cerca de 1300 associados, que querem transformar em 5.000.

“Temos 1.300, mas somente um décimo paga as cotas, então se conseguirmos atingir os cinco mil, mesmo que continue num décimo, já dará para fazermos frente às demandas financeiras que o clube tem”, assegurou, acrescentando ser ainda um projecto em carteira criar uma plataforma digital, para que os associados se inscrevam e paguem as mensalidades através da internet.

Este projecto, que consta também do plano de comemoração dos 100 anos, apresentado publicamente nesta sexta-feira, que começa neste sábado, com o hastear da bandeira, às 8:30 e missa solene na Paróquia de Nossa Senhora da Luz, às 10:30, em memória dos atletas, sócios, dirigentes, treinadores e adeptos falecidos.

“Queremos prestar esta justa homenagem àqueles que deram muito de si em vida para este clube, estes de gerações anteriores a nós, mas que souberam transmitir a mística que caracteriza Mindelense”, enalteceu Daniel Jesus.

Mindelense junta à sua celebração também ao Kavala Fresk Feastival, marcado para o mês de Julho, de forma a proporcionar, principalmente aos adeptos da diáspora, um “momento de convívio com o seu clube coração”, mas que poderão ter esta mesma oportunidade com o “Mindelense lá fora”, que contempla deslocações da equipa ao exterior e às outras ilhas.

Mas, todos os sócios, adeptos e simpatizantes do clube, tanto em Cabo Verde como no exterior, vão ter a oportunidade de se encontrarem, conforme a mesma fonte, na “Festa de vermelho” que, em princípio, será realizada no dia 27 de Julho, com a estimativa de participação de “cerca de 10 mil pessoas”.

Tanta gente, que Daniel Jesus espera acomodar num espaço de lazer na zona do Lazareto, única que tem esta capacidade para este “encontro memorável”.

Os 100 anos do Mindelense deverão ser comemorados com muitas outras actividades, mas que o presidente do Clube gostaria de ver coroado com as vitória nos próximos embates e consequentemente com o clube a sagrar-se campeão nacional, mais uma vez, e assim ao trazer mais um galardão, para se juntar ao “palmarés invejável” de 21 títulos nacionais e 51 regionais.

“Por tudo isso que digo que o Mindelense é o maior e o melhor clube de Cabo verde”, reforçou.

Esta data comemorativa já mereceu o reconhecimento do ministro do Desporto, Fernando Elísio Freire, que, através de uma nota enviada nesta sexta-feira à Inforpress, disse ser este um “momento significativo e histórico” e de reconhecimento público ao “emblemático clube”, que “muito tem contribuído para a afirmação de Cabo Verde e do desporto nacional através das suas participações e conquistas a nível internacional, nacional e regional”.

O Mindelense tem no futebol a sua principal modalidade e sempre pautou, segundo o governante, pela promoção e difusão da prática desportiva, junto da comunidade em que se insere, proporcionando a todos os seus atletas uma “educação cívica e desportiva de qualidade”, bem como a solidificação dos laços afectivos dos desportistas com o clube, a cidade do Mindelo e com o país.

“O Governo incita o Mindelense a continuar a ser um clube de referência na formação de atletas e cidadãos, através dos valores do desporto como a honestidade, a ética, o respeito, a ambição, a solidariedade, o trabalho, a competência, a transparência e o rigor”, realçou.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.