A Bundesliga tornou-se no primeiro grande campeonato europeu de futebol a ser disputado após interrupção, devido a pandemia de COVID-19. A prova voltou com um rigoroso protocolo sanitário mas o salta à vista são os estádios vazios, numa Liga com as melhores médias de assistência do Mundo.

Com os jogos à porta fechada, jogar em casa parece ter deixado de ser vantagem, como mostram os resultados das duas jornadas já realizadas: apenas três vitórias caseiras nos 18 jogos já realizados.

Na jornada que marcou o regresso da prova, apenas o Borussia Dortmund foi capaz de vencer: no dérbi do Vale de Ruhr, os 'amarelos' golearam o Schalke04 por 4-0 na 26.ª ronda, com o português Raphael Guerreiro em destaque, com dois golos.

No último fim-de-semana, na 27.ª ronda, registaram-se duas vitórias das equipas que jogavam no seu estádio: o Hertha Berlim goleou o Union Berlim no dérbi da cidade por 4-0; o Bayern de Munique não teve dificuldades em golear o frágil Eintracht Frankfurt, de Gonçalo Paciência (lesionado) e André Silva, por 5-2.

Se comparamos com os outros resultados das 224 rondas anteriores, as equipas da casa venceram em 100 ocasiões. Passamos de uma percentagem de vitórias caseiras de 43,3 por cento para para 16,7 por cento.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.