Londres 2012 Londres 2012

Imprimir A- A+

Londres2012

27 de julho de 2012 08:14h

Cerimónia de abertura protegida pelo secretismo britânico

Por Bruno Miguel Dias, em Londres

Os Jogos Olímpicos Londres2012 têm oficialmente início marcado para esta noite, a partir das 21 horas.

Cerimónia de abertura protegida pelo secretismo britânico

Quando forem 21h00, em Londres e Lisboa, têm oficialmente início os Jogos Olímpicos de Londres. A cerimónia de abertura marca o despertar do olimpismo na capital britânica e o secretismo marca o espetáculo, que será presenciado pelo primeiro ministro inglês David Cameron e por toda a família real britânica. Do lado português, o presidente da República marcará também presença, depois de durante esta manhã ir também visitar a Aldeia Olímpica.

Sobre a cerimónia muito pouco se sabe. Os ensaios têm sido “trancados a sete chaves” e os próprios figurantes foram alertados para a imperiosidade de manter tudo em segredo. Ainda assim, sabe-se que o habitual desfile das comitivas dos 204 países em prova durará cerca de duas horas e que o espetáculo que se segue não deverá exceder uma hora e meia.

Quanto ao tema, rumores sugerem que a cerimónia vai relembrar o passado rural da Inglaterra, os valores britânicos, combinando-os com a Revolução Industrial ainda tão visível por toda a cidade de Londres. Uma certeza, porém, é possível adiantar: as cerca de três horas de espetáculo estarão longe da sumptuosidade chinesa nos Jogos de há quatro anos. O orçamento para estas Olimpíadas é incomparavelmente menor e o número de figurantes está longe dos cinco mil que chegaram a “invadir” o relvado do ninho de pássaro de Beijing.

Quanto à comitiva portuguesa, segundo a assessoria de imprensa, terá cerca de 25 a 30 atletas presentes na cerimónia. Mário Santos disse mesmo que a cerimónia de abertura não é uma prioridade da comitiva, pese embora a sua duração mais reduzida do que é habitual.

«Não será uma cerimónia tão longa como é normal, mas mesmo durando duas horas poderá ser algo cansativo para os atletas que competem no dia seguinte. Apesar da importância que reconhecemos à cerimónia de abertura, reconhecemos muito mais importância à competição», sublinhou o Chefe da Missão Olímpica portuguesa.

A cerimónia de abertura dos Jogos Olímpicos está então marcada para as 21 horas desta noite de sexta-feira e dará início à 27.ª edição dos Jogos Olímpicos da era moderna. Londres será até 12 de Agosto o palco da mais importante competição desportiva do mundo.

Leve o Desporto para todo o lado com o SAPO Desporto Mobile.

Comentários

Alertas futebol

Acompanhe todas as notícias de futebol com o serviço SAPO Alertas.

Subscrever