Futebol

17-07-2017 16:24

Internacional Board promove mudanças nos foras de jogo e penáltis

Órgão que regula as regras do futebol aprovou várias alterações às leis do jogo.
SC Braga vs Arouca
Foto: Lusa

Mudanças no jogo entram em vigor já na próxima temporada

Por SAPO Desporto sapodesporto@sapo.pt

Existem novas regras no futebol moderno. O International Football Associaton Board aprovou várias alterações às leis do futebol de 11 que vão já entrar em vigor na próxima temporada.

Segundo avança o jornal Record, há alterações nas substituições, foras de jogo, penáltis e marcação de livres.

Uma das mudanças é a possibilidade das federações nacionais poderem utilizar cinco substituições por partida, desde que não sejam jogos "ao mais alto nível", ou seja, competições seniores, tanto masculinas como femininas.

Além disso, serão também permitidas expulsões temporárias no futebol jovem, futebol de veteranos, de deficientes e de base.

Outra das alterações passa pelo facto de que, se o médico de uma equipa técnica for expulso poderá continuar no banco para tratar dos jogadores lesionados caso não haja mais membros da equipa médica que estejam disponíveis.

Nas interpretações de fora de jogo, fica claro que um "jogador poderá ser penalizado se a bola ressaltar ou for desviada por um elemento da equipa de arbitragem". Também é determinado que nos casos em que um jogador que esteja em posição fora de jogo sofra uma falta antes de ser assinalado como fora de posição (devendo apenas acontecer quando joga a bola ou interfere na ação de adversários), a falta deve ser assinalada.

Desta feita, fica esclarecida uma situação que terá acontecido no Mundial de Clubes, em que um árbitro marcou penálti por falta cometida sobre um jogador que estaria em posição fora de jogo antes da bola chegar ao jogador.

Nos penáltis, deixa também de existir cartão amarelo para um defesa que cometa falta e que impeça "um ataque prometedor", se tiver tentado jogar a bola.

Outra mudança prevê que, num pontapé de saída, o marcador possa estar no meio campo contrário e os livres defensivos dentro da área tornam-se como os pontapés de baliza, ou seja, nenhum adversário que entre na área pode jogar ou disputar a bola até esta ter sido tocada por outro jogador.

Conteúdo publicado por Sportinforma