Futebol Internacional

16-03-2017 15:13

Ahmad Ahmad vai liderar Confederação Africana de Futebol

Presidente da Federação de Futebol de Madagáscar derrotou o camaronês Issa Hayatou, favorito à vitória.
CAF
Foto: GASPAR CASTRO / SAPO Desporto

Ahmad Ahmad é o novo líder da Confederação Africana de Futebol

Por SAPO Desporto c/ Lusa sapodesporto@sapo.pt

Ahmad Ahmad, de Madagáscar, foi esta quinta-feira eleito presidente da Confederação Africana de Futebol (CAF), vencendo nas eleições realizadas em Adis Abeba o camaronês Issa Hayatou, que liderava desde 1988 o organismo regulador da modalidade naquele continente.

Hayatou era considerado o favorito à vitória, mas recolheu apenas os votos de 20 das 54 federações nacionais africanas, contra 34 de Ahmad, de acordo com os resultados que foram comunicados à assembleia-geral eleitoral.

O presidente da Federação de Futebol de Madagáscar, de 57 anos, que teve uma carreira de futebolista e treinador discreta, antes de se tornar líder federativo no seu país, em 2003, foi vitoriado pelos delegados presentes na assembleia.

“Quando nos propomos a fazer alguma coisa é porque temos capacidade para isso. Se não o conseguisse, não me teria candidatado”, disse Ahmad, em referência à campanha que promoveu, na qual prometia concretizar uma “grande mudança” no modo de funcionamento da CAF.

Os líderes federativos elogiaram o papel que Hayatou no desenvolvimento e na melhoria das condições financeiras do futebol africano, bem como no aumento do número de vagas na fase final do Campeonato do Mundo, durante os 29 anos que liderou o organismo continental.

“África tomou uma decisão firme e está preparada para mudar de rumo”, sintetizou o presidente da federação liberiana, Musa Bility.

Conteúdo publicado por Sportinforma