Bilhar três tabelas

16-06-2017 09:00

VÍDEO: Os Cavalheiros do 'Fair-Play'

Num mundo onde o 'fai-play' é uma "treta", o SAPO Desporto mostra um exemplo diferente.
Bolas de bilhar
Foto: Bola 8 BBC

Bilhar às três tabelas em reportagem

Por José Rafael Lopes sapodesporto@sapo.pt

O bilhar às três tabelas é uma das modalidades mais complicadas de dominar no desporto tanto em Portugal como no mundo. As noções matemáticas de trigonometria aliam-se à concentração e ao trabalho para que seja possível 'tacar' a bola da melhor forma possível.

Jogada numa mesa de bilhar sem bolsas para colocar as bolas, o bilhar às três tabelas conta apenas com três bolas que precisam de mestria para que seja alcançada a Carambola.

Em Portugal, esta modalidade tem tido uma força dominante, não sendo algo exclusivo do norte do país. O FC Porto tem conquistado título atrás de título e é o principal impulsionador da modalidade. Com efeito, as conquistas dos ‘dragões’ chegaram a nível internacional, uma vez que o FC Porto se sagrou campeão europeu de bilhar às três tabelas.

Num jogo de concentração e de elevada competitividade, há uma regra que transcende qualquer emblema ou equipa que se defenda. Num mundo desportivo onde o ‘fair-play’ é visto como uma “treta”, o bilhar faz o que pode para tentar contrariar essa ideia pré-concebida. Afinal de contas, este desporto é jogado por cavalheiros com um elevado sentido de ‘fair-play’.

Nesta reportagem, o SAPO Desporto foi até Odivelas para falar com alguns nomes ligados à prática da modalidade. Façam favor de vir “à mesa”, os ‘Cavalheiros do Fair-Play’.

Veja a reportagem:


Conteúdo publicado por Sportinforma