Basquetebol: Taça Maputo

07-08-2012 11:43

Maxaquene perde e atrasa-se na luta pela liderança

“Tricolores” perderam diante do Ferroviário de Maputo e registaram a segunda derrota diante de um concorrente à conquista da Taça Maputo.
Maxaquene perde e atrasa-se na luta pela liderança

Por Alfredo Lituri sapodesporto@sapo.pt

Maxaquene e Ferroviário de Maputo protagonizaram o encontro mais importante da sexta jornada da Taça Maputo em basquetebol sénior masculino. Depois da derrota diante do Desportivo, o Maxaquene entrou para este embate com o objetivo de chegar a vitória, porém ao intervalo tinha uma desvantagem de sete pontos, perdendo por 24-17.


No terceiro período os "tricolores" deram boa conta de si ao ponto de conseguirem chegar a igualdade a 34 pontos, quando faltavam três minutos e 20 segundos para jogar. Daí para frente o equilíbrio foi nota dominante, com as duas equipas a alternarem-se na liderança do marcador que no final do terceiro quarto estava em 38-37 favorável aos "locomotivas".


No último período o Maxaquene teve tudo para sair vitorioso, tendo nos instantes finais perdido a oportunidade de passar para uma vantagem de três pontos ao exceder os 24 segundos de ataque, perante defesa pressionante do Ferroviário de Maputo que conseguiu sair de uma situação de desvantagem para a vitória por três pontos de diferença, com o marcador a assinalar o resultado de 52-50.


Desportivo passeia classe
Na outra partida de destaque desta ronda, a Universidade Pedagógica defrontou o Desportivo Maputo, com o objetivo de travar o ciclo vitorioso dos "alvi-negros".

Depois de uma primeira parte em que os estudantes deram boa conta de si e que terminou com o resultado de 40-30 favorável aos líderes da prova, o Desportivo Maputo imprimiu outra dinâmica no terceiro e quarto períodos, a qual a Universidade Pedagógica não conseguiu acompanhar, sendo por isso de não se espantar a vitória por 17 pontos  dos "alvi-negros" por 70-53.


Por seu turno, o Costa do Sol redimiu-se da derrota com Matolinhas, na jornada passada, ao aplicar “chapa 100” ao Aeroporto (106-51).


Já Matolinhas desiludiu ao perder com a A Politécnica, por 47-41. Após o triunfo brilhante frente aos “canarinhos” esperava-se muito mais deste conjunto.


O Ferroviário de Maputo e o Desportivo lideram a prova com 12 pontos, seguidos pelo Maxaquene com 10 pontos, em seis jornadas até aqui disputadas.